Teste de estreitamento de pista na rotatória da UFSC, em Florianópolis reduz velocidade da via
01/12/2014
As revelações dos materiais apreendidos
01/12/2014

Baixo astral na Câmara de Vereadores de Florianópolis

O clima de fim de ano na Câmara de Florianópolis não é dos melhores, por causa da Operação Ave de Rapina, que resultou na prisão de um vereador – Marcos Aurélio Espíndola (Badeko) – e no indiciamento de outro, o ex-presidente da Casa, Cesar Faria, ambos do PSD.

A autoestima dos servidores está em baixa e não há, até o momento, nada que possa recolocá-la nas alturas. Talvez o recesso contribua para melhorar o astral. Há preocupação entre muitos vereadores e funcionários no sentido de se recuperar também a imagem do Legislativo, seriamente abalada pelos desdobramentos da operação da Polícia Federal. Desde a Moeda Verde, em 2007, não ocorria um fato tão impactante na Câmara, colocando em dúvida a honorabilidade, a credibilidade e a legitimidade dos mandatos.

Mas é preciso não generalizar ou pré-julgar, porque há bons vereadores, comprometidos com a cidade. O que houve com a Ave de Rapina talvez tenha sido o início de um processo de “depuração”, a que precisava ser submetido o Legislativo, há muito tempo.

Muitas coisas corriam frouxas, o balcão de negócios, pilotado por alguns parlamentares, era visível e vergonhoso. O que anima funcionários e um contingente razoável de vereadores é a virada de página, que deve ocorrer nos próximos meses, depois de apuradas as responsabilidades e aplicadas, caso assim decida o plenário, as penalidades necessárias.

Comprometimento

Outra instituição de Florianópolis que precisa de uma sacudida urgente é a Guarda Municipal. Leitor César Murilo Jacques lembra que não é de hoje o envolvimento da GMF com questões político-partidárias. E circulam na internet imagens dos guardas implicados na Operação Ave de Rapina trabalhando – sem farda – na campanha do PMDB para o Senado, Assembleia e Câmara dos Deputados.

(ND, 01/12/2014)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *