Fatma divulga primeiro relatório semanal de balneabilidade da temporada 2014-2015
18/11/2014
Entidades iniciam planejamento do Observatório da Gastronomia de Florianópolis
18/11/2014

Um verão a mercê do bom senso

CONTRATO COM A Kopp Tecnologia vence em dezembro e não será renovado. Nova licitação ainda não está confirmada pela prefeitura

Florianópolis ficará sem radares no verão. Isso porque a prefeitura de não vai renovar o contrato com a Kopp Tecnologia que vence dia 19 de dezembro. A abertura de uma nova licitação ainda está em análise pela prefeitura. Ou seja, Florianópolis não terá controladores de velocidade no trânsito na temporada.

A medida é uma consequência de supostas irregularidades – que vieram à tona com a Operação Ave de Rapina quarta-feira passada – na contratação da empresa pela prefeitura.

Na ação policial, foram cumpridos 38 mandados de busca e apreensão e 14 foram presos, sendo que uma pessoa ainda está foragida. Segundo a polícia, a Kopp é suspeita de participar de um rodízio com outras empresas para vencer licitações no Estado. Os proprietários chegaram a ser presos semana passada no Rio Grande do Sul.

Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, no período entre junho a dezembro de 2013, os radares registraram 61 mil infrações – apenas 12.426 foram pagas pelos contribuintes. O valor recebido pela prefeitura no período foi de R$ 991 mil. Semana passada, o Executivo decidiu suspender os pagamentos aos fornecedores dos contratos envolvidos na investigação.

A Kopp é responsável pela fiscalização de 30 milhões de veículos, que geram em média 8 mil infrações por mês. Segundo o procurador de Florianópolis, Alessandro Abreu, a determinação de rompimento do contrato é do prefeito Cesar Souza Junior. A partir disso, a cidade fica sem os 69 radares em 116 faixas. Mesmo que a empresa venha a recorrer na Justiça, o prefeito considera essa uma decisão irreversível.

Prefeito não quer mais a Kopp

O chefe do Executivo está disposto a enfrentar um processo judicial para que a empresa não opere mais os equipamentos nos próximos anos em Florianópolis.

– A decisão foi tomada pelo prefeito em virtude das informações que colhemos da investigação, da prisão dos proprietários e das pessoas que estavam envolvidas na época – explicou o procurador do município.

O contrato com a empresa Kopp Tecnologia foi firmado em 2012 e os equipamentos passaram a operar em 2013 na cidade. Na semana passada, com a divulgação das irregularidades apuradas pela operação, três servidores foram exonerados e 23 processos da prefeitura estão sendo analisados em busca de possíveis fraudes.

A empresa Kopp Tecnologia afirmou à reportagem que só se manifestará em juízo.

(ND, 18/11/2014)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *