Duplicação da Edu Vieira ficará para o próximo ano
21/08/2014
Contratos de obras de novo terminal e acesso ao aeroporto de Florianópolis devem ser rescindidos
22/08/2014

Parque tecnológico catarinense segue passos do Vale do Silício

A convergência entre desenvolvimento econômico, tecnológico e sócio-ambiental resultou no projeto do Sapiens Parque, um complexo multitemático que agrega empreendimentos científicos e tecnológicos, turísticos, desportivos, ambientais, educacionais e de lazer. Localizado em uma área de 450 hectares no norte da Ilha de Santa Catarina, entre as praias de Canasvieiras e Cachoeira do Bom Jesus, o Sapiens foi concebido como um grande ‘cluster’ (pólo que concentra empresas do mesmo setor) tecnológico, turístico e de serviços que poderá consolidar Florianópolis como uma capital do conhecimento e da qualidade de vida.

Tendo como espelho o Vale do Silício, referência mundial em tecnologia, na região da Califórnia, nos Estados Unidos, o parque catarinense cresce baseado na confiança de semelhanças entre os dois polos. “Temos um DNA muito parecido com o do Vale do Silício. Nosso ambiente, cultura e clima são muito semelhantes, isso é extremamente agradável e favorável à inovação”, avalia José Eduardo Fiates, diretor-executivo do empreendimento.

Implantado com essa visão, o Sapiens Parque tem tudo para dar um salto de desenvolvimento em 2014. O número de funcionários, que hoje é de 200, deve chegar a três mil neste ano. E a quantidade de empresas, 20, somando às que devem se instalar em breve, chegará a 30. Mas o que mais surpreende são as expectativas para os próximos 10 anos, quando espera-se a conclusão de todas as fases de implantação do parque. Serão então cerca de 30 mil pessoas trabalhando em 400 empresas instaladas.

“A capital catarinense é a cidade com melhor potencial no país para um empreendimento com este perfil”, analisa Fiates. “Por já termos um polo formador de profissionais de alta qualidade e um grande número de empresas já instaladas e outras incubadas, o fator ambiental é o que difere a Ilha neste contexto. É preciso preservar e ao mesmo gerar conhecimento, riqueza. Isso só será possível com inovação e é isso que o Sapiens propõe”, completa.

Projetos em andamento

Algumas iniciativas já instaladas dentro do parque já rendem bons frutos. O lançamento do filme Minhocas é um exemplo. Produção da Animaking, uma das primeiras empresas a se fixar no local, o filme foi o primeiro longa-metragem em stop motion brasileiro a estrear nos cinemas do país em dezembro de 2013. Além disso, há produtos inovadores sendo lançados. A Ubicom é responsável por alguns deles. A startup, criada dentro do Sapiens Parque em 2011, desenvolveu softwares reconhecidos inclusive internacionalmente, como o Preço dos Combustíveis (www.precodoscombustiveis.com.br) e Connect my Ride (www.connectmyride.com), aplicativo gratuito de rastreamento veicular.

A Sábia Experience também criou corpo e se configurou como uma empresa S/A no Sapiens Parque, em 2010. Desde então, o número de funcionários, que era de oito, saltou para 48 neste ano. Neste período, a marca que desenvolve soluções através de ambientes de jogos para melhorar os indicadores de saúde, segurança e meio ambiente nas organizações, apresentou um crescimento de 500%. Em sua carteira de clientes estão Petrobras, Vale e Sebrae.

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *