Santo Antônio de Lisboa celebra a cultura açoriana
25/08/2014
Chapecó se consolida como polo no turismo de negócios em SC
25/08/2014

Liberada a venda e o consumo de moluscos na Grande Florianópolis

A Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca liberou a comercialização de moluscos na Grande Florianópolis na tarde deste sábado (23). Ostras e mexilhões produzidos nas localidades de da Praia do Cedro e Ponta do Papagaio, em Palhoça, e na Freguesia do Ribeirão, Costeira do Ribeirão, Caieira da Barra do Sul, Sambaqui e Santo Antônio de Lisboa, na Capital, estão livres da toxina diarreica (DSP), causada pela alta concentração da microalga Dinophysis, segundo análises de laboratório.

A interdição preventiva permanece para as localidades de Paulas, em São Francisco do Sul, na região de Ganchos de Fora, em Governador Celso Ramos, e no município de Porto Belo, onde não saíram os resultados ainda.

A proibição da comercialização de ostras, vieiras, mexilhões e berbigões foi emitida pela Cidasc (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina) na noite de quinta-feira (21). A liberação deste sábado é valida também para as localidades de Laranjeiras, em São Francisco do Sul e Balneário Camboriú.

A proibição preventiva foi uma medida para evitar que pessoas se contaminassem com a microalga Dinophysis, que é um componente natural marítimo e não está relacionado à poluição. Sua alta concentração se dá pelo excesso de luz solar, pouco vento, e consequentemente baixa circulação do mar e salinidade da água. Se ingeridos, os moluscos podem causar diarreia e fortes dores abdominais imediatamente após o consumo.

(Notícias do Dia Online, 23/08/2014)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *