Celesc: Governo erra, o povo paga
28/07/2014
Moradores e comerciantes da Costa da Lagoa, em Florianópolis, temem determinação da Justiça
28/07/2014

A vingança do meio ambiente

(Por Dorvalino Furtado Filho*, DC, 26/7/2014)

A natureza está se vingando. Santa Catarina sofre. Estamos no meio de uma crise sem precedentes na nossa história, com a inflação querendo voltar, o meio ambiente em coma, desemprego crescendo, a crise energética e problemas na assistência à saúde que humilham famílias. Penso que não há uma perspectiva ecológica. Nossa saúde mental, individual e social está comprometida. Inocentes estão pagando com a própria vida. Nosso meio ambiente cansou de ser paciente e benevolente.

Nosso ecossistema global, a cada ano, caminha para um desastre ecológico. Já há constatação de que a destruição gradativa desse meio ambiente tem aumentado os problemas de saúde do brasileiro. Muitos predadores sociais têm contribuído para o aquecimento global, aliás, uma das principais causas dessa vingança da mãe-natureza.

Cientistas do tempo, com convicção, já afirmam que as enchentes de Santa Catarina, que já mataram dezenas de pessoas nos últimos anos, produziram milhares de desabrigados, também pelo impacto do aquecimento global.

A especulação imobiliária, em nome do turismo, é desconsiderada por esses impiedosos predadores sociais que ainda estão impunes vendo pessoas não tendo onde dormir e pouco o que comer, além da tragédia de perder o que levaram anos construindo às custas de gotas de suor. O meio ambiente cansou, e já condena os culpados sem perdão e clemência. O poder e a Justiça assistem há séculos um desmatamento assassino e uma erosão com devastação impiedosa que está acabando com a vida na Terra. Creiam, não se esperava que os perigos mortais do meio ambiente revoltado, chegassem tão cedo a Santa Catarina.

Já ouvi a dedução simplória ou heresia de que tudo que estamos passando aqui no paraíso chamado Brasil e Santa Catarina é “castigo” de Deus. Tudo, sim, é bem humano e com verdades inconvenientes.

*MÉDICO VETERINÁRIO, PÓS GRADUADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E SOCIEDADE. MORADOR DE FLORIANÓPOLIS

 

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *