Governo do Estado prepara reconstrução depois de forte chuva
30/06/2014
Entrevista: Adriano Carlos Ribeiro, Coordenador de governança do Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis (Comdes)
30/06/2014

Negócios voltados ao meio ambiente

(Por Gabriela Werner* , DC, 28/06/2014)

Ainda há poucas empresas que colocam o meio ambiente no centro da sua proposta de valor. Contudo, há diversas razões para acreditar que o cenário é bastante favorável para as organizações que querem apostar na solução de problemas ambientais por meio dos negócios. O primeiro aspecto é a questão geracional. As pessoas nascidas depois da década de 70 valorizam mais a inovação, a aprendizagem e o propósito. Estudos sobre as características e aspirações das diferentes gerações indicam que é cada vez mais comum o jovem querer mudar o mundo com seu trabalho, em vez de apenas pagar as contas.

Outro fator fundamental são os exemplos corajosos de empreendedores que colocaram o meio ambiente como prioridade. A BodyShop, empresa de cosméticos inglesa, fez em 1993 a campanha “Alguém está matando na Nigéria” para apoiar a comunidade indígena Ogoni, que protestava contra os danos ambientais causados pela Shell. Nas lojas da marca, as pessoas ficavam sabendo sobre o fato e podiam colaborar, por meio de um abaixo-assinado. Exemplos como esse abriram caminho para empresas que oferecem soluções pragmáticas para problemas ambientais, como a brasileira Okena, que faz tratamento de efluentes. Não por acaso, a empresa faz parte do Impact Hub, rede de empreendedores comprometidos com impacto socioambiental positivo, presente em mais de 50 cidades no mundo.

Talvez o motivo mais relevante a inspirar negócios voltados à solução de problemas ambientais seja o fato de que nunca antes tivemos problemas tão extensos, complexos e graves. Entre 2007 e 2012, foram US$ 3,6 trilhões em investimentos socioambientais privados, segundo a Ethical Markets. Portanto, tudo indica para que novos empreendimentos possam ter retorno financeiro ao mesmo tempo que constroem um mundo mais sustentável.

*CONSULTORA DE SUSTENTABILIDADE E COLABORADORA ENDEAVOR. MORADORA DE FLORIANÓPOLIS

 

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *