Impasse no transporte público de Florianópolis será resolvido em julgamento de dissídio coletivo
18/06/2014
Confronto na USFC: Ministério Público recebe nomes dos 34 indiciados
18/06/2014

Cesar Souza Júnior anuncia obras de R$ 230 milhões para infraestrutura e habitação

Com um volume de obras de R$ 230 milhões, Florianópolis deverá se transformar em um grande canteiro de obras nos próximos anos. Pelo menos foi essa a promessa do prefeito Cesar Souza Júnior, que na tarde desta segunda-feira anunciou o pacote no plenário da Câmara de Vereadores. Os investimentos serão feitos em 15 bairros e terão impactos diretos em mobilidade e habitação. Os maiores projetos, que devem ser finalizados nos próximos dias, são a construção do teleférico e o anel viário. A expectativa do prefeito é concluir as obras ainda neste mandato.

O município deverá receber 15 quilômetros em ciclovias, 34 quilômetros de pavimentação e 60 quilômetros de novos passeios revitalizados. Estão no pacote ainda a revitalização da avenida Santos Saraiva, no Estreito, e a construção do elevado do Rio Tavares. Segundo Cesar, nos projetos, a prefeitura priorizou, o quanto pôde, a inclusão de ciclovias nos projetos. “Em alguns casos não foi possível incluir, mas sempre que possível os projetos preveem ciclovias”, destacou.

O anel viário, que vai contornar o Centro, passando pela UFSC e se juntando à futura duplicação da rua Deputado Antônio Edu Vieira, é considerado uma das obras mais importantes para a mobilidade da cidade. “Esse projeto terá faixa exclusiva, ou prioritária, para ônibus, serão 11 quilômetros”, destacou. O rol de obras apresenta também recuperação de via associada à construção de ciclovias, como na avenida Ivo Silveira (Continente) e na rua Padre Rohr (Santo Antônio de Lisboa), a remodelação da avenida das Rendeiras (Lagoa da Conceição) e a pavimentação, drenagem e construção de passeios em dois trechos da avenida Beira-Mar Norte, na Agronômica e na Trindade.

Habitação tem foco no maciço do Morro da Cruz

Para a habitação, o prefeito Cesar Souza Júnior anunciou a continuidade das obras do Maciço do Morro da Cruz, que beneficiarão 5.677 famílias. “Estamos investindo no Maciço, hoje, 50% a mais do que estava sendo investido em 2008. Pegamos as obras no vermelho e já atingimos o amarelo. Logo mais chegaremos ao azul”, disse, referindo-se à avaliação que o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão havia feito sobre o andamento das obras, considerando-o inicialmente como “preocupante” e, depois, apenas a requerer atenção.

Também foi anunciada a construção do muro de contenção da Mariquinha, e a distribuição de 65 módulos hidráulicos (banheiros) para moradias carentes sem condições sanitárias mínimas. O anuncio dos projetos, segundo Cesar, só foi possível porque os vereadores aprovaram nove leis municipais que permitiam a captação ou o financiamento de recursos externos.

(Notícias do Dia Online, 17/06/2014)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *