Plano Diretor: Justiça determina novas audiências
11/03/2014
Escolhida a primeira obra do Orçamento no Bairro
12/03/2014

Fortur cria comissões para estudar o setor turístico da Grande Florianópolis

O Fortur – Fórum de Turismo de Florianópolis teve sua primeira ação definida na reunião realizada na sexta-feira, 7/03. Com a participação de representantes de 14 entidades da cidade, o Fortur vai estudar, neste primeiro momento, o que o setor de turismo apresenta hoje.

Zena Becker, presidente da Floripamanhã e coordenadora do Fortur coloca que “a oficina de priorização foi exitosa e superou as perspectivas. Foi um momento de discussão muito rico, onde as entidades tiveram a oportunidade de trocar experiências, entraves do setor e compartilhar suas expectativas quanto ao Fortur e o turismo para nossa cidade”.

Nesta primeira fase, o foco da atuação será o diagnóstico de 4 linhas gerais que o grupo entende como prioritários: Capacitação(1), Marketing(2), Atrativos Turísticos(3) e Políticas Públicas(4).

Comissão 1: Objetiva realizar um levantamento sobre a oferta de cursos de capacitação turística em 2014. Compõe esse grupo representantes do Sindicado de Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Florianópolis; ABEOC Brasil; Pousar e Abrasel.

Comissão 2: Irá buscar informações sobre ações propostas para o marketing turístico com GG, COMTUR e SETUR, instâncias já constituídas como: Grupo Gestor, COMTUR- Conselho Municipal de Turismo e Secretaria Municipal de Turismo de Florianópolis, e também se já existem projetos cadastrados. Composição: Abrasel; CDL Florianópolis; Acatmar; Floripamanhã e Floripa Convention.

Comissão 3: Verificar os atrativos turísticos já existentes na cidade. Composição: Floripamanhã, ABIH, AGTURB e ABAV.

Comissão 4: Visa buscar informações sobre as políticas publicas (legislação) existentes para o setor de turismo. Composição: Floripa Convention; Abrasel; Floripamanhã; ACIF, ABRACEFF e ABIH.

“O Fortur é um espaço de discussão sobre o desenvolvimento de um turismo sustentável e de qualidade, de pensar e de propor a cidade que queremos para os moradores e para o turistas que nos visitam”, finaliza Zena Becker.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

0 Comentários

  1. Jorge Moacyr disse:

    SUGESTÃO DE EMPREENDIMENTO TURÍSTICO CULTURAL.

    Empreendimento: Implantação de um Sistema Teleférico.
    Localização: Junto à Fortaleza de São José, ao norte da Ilha de Florianópolis.
    Parceria Indicada: Comunidade do Forte, Poder Público e Empreendedores.

    Ao deixar de exercer seu objetivo primordial de proteção bélica, a Fortaleza de São José da Ponta Grossa, eficientemente conservada pela Universidade Federal de Santa Catarina, tornou-se um dos pontos turísticos mais importantes deste estado.
    Portanto, gostaria de apresentar sugestão de empreendimento que considero importante e adequado para o local.

    O Empreendimento
    O empreendimento consiste na implantação de um sistema teleférico interligando Jurerê à Praia do Forte, proporcionando aos seus usuários durante o percurso visualizar a Fortaleza e a paisagem fantástica ali oferecida pela natureza.

    Necessidade do Empreendimento
    A servidão José C. de Oliveira que dá acesso à Fortaleza e Praia do Forte é íngreme e estreita, dificultando a locomoção das pessoas e o estacionamento de veículos.
    Características do Teleférico
    Sistema totalmente silencioso, cuja tecnologia não causa qualquer tipo de poluição ou degradação ao meio ambiente, composto por dois conjuntos de três cabinas alternando-se de posição, semelhante ao em atividade na cidade Nova Trento/SC.

    Trajeto do Teleférico
    Partindo de Jurerê no final da Avenida dos Búzios, passando acima da mata e perpendicular à Fortaleza, chegando próximo a Praia do Forte.

    Capacidade máxima de Transporte
    06 pessoas por cabina, 18 pessoas simultaneamente e 72 pessoas hora.

    Público Alvo
    Turistas e moradores da Grande Florianópolis.

    Aspectos Importantes
    Deverá ser estudada com as comunidades envolvidas a possibilidade e a forma de participação no empreendimento, o trajeto ideal do teleférico e a localização das plataformas de embarque.
    O projeto deverá contemplar a construção de uma pequena estação de saneamento para atender os visitantes e os restaurantes da Praia do Forte, boxes oblíquos para o estacionamento de veículos pequenos e estandes de venda do artesanato local.

    Benefícios do Empreendimento
    Oferece entretenimento para as pessoas de todas as idades, valoriza nosso Patrimônio Histórico e enriquece o Turismo de Florianópolis, pois devemos considerar o aspecto cultural agregado pela Fortaleza ao empreendimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *