Fila por moradia em Florianópolis chega a 14.775 famílias
28/01/2014
Proprietários de terreno invadido em Florianópolis descartam acordo para desapropriação
28/01/2014

Cerca impedirá acesso ao topo da cachoeira da Costa da Lagoa, em Florianópolis

O terreno de 25 mil m², localizado na Costa da Lagoa, onde fica a cachoeira de oito metros de altura na qual uma jovem morreu no dia 19 de janeiro, pode ser cedido pelo Estado ao município, para que sejam feitos investimentos em segurança e turismo.

“Estivemos lá nesta segunda-feira, conversamos com a comunidade e queremos fazer uma parceria com a prefeitura para ceder ao município esse terreno. Dessa forma será possível que eles invistam no local para criar uma infraestrutura melhor”, disse o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues.

Ele informou também que já foi solicitado um orçamento para instalação de uma grade impedindo o acesso ao topo da cachoeira. Segundo Rodrigues, serão colocadas mais faixas de segurança impedindo o acesso ao local. “Vamos providenciar o isolamento do local, ainda nesta quarta-feira ou quinta-feira deve ser colocada a cerca”, garantiu o secretário.

A cessão do terreno foi proposta pela secretaria considerando que não há atividade agrícola no local, que é um ponto turístico e o turismo é da alçada do município. “É um processo demorado [de cessão], tem que passar pela votação da Assembleia, vai levar entre 60 e 90 dias para isso ser encaminhado”, explica o secretário.

Apesar da existência de placas de alerta do perigo, pelo menos três pessoas já morreram no local devido a quedas. No dia 19, Bruna Vergínia, 23 anos, morreu depois de cair do topo da cachoeira. O namorado, Matheus Mandelli, 29, permanece internado na UTI do Hospital Baía Sul desde o acidente. Segundo comunicado oficial do hospital, Matheus se recupera das cirurgias a que foi submetido em decorrência de fraturas múltiplas e está entubado e com ventilação mecânica.

Entre os pedidos da comunidade está a construção de um heliporto próximo à cachoeira, para atendimento em caso de acidentes. O pedido foi encaminhado à prefeitura. Também foi definido que alunos da Escola Desdobrada Costa da Lagoa vão fazer placas de alerta, que serão fixadas no acesso ao topo de cachoeira.

(Cerca impedirá acesso ao topo da cachoeira da Costa da Lagoa, em Florianópolis – Notícias do Dia , 27/01/2014)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *