Prefeitura vai lançar novo edital para ambulantes
18/11/2013
COMDEMA define novas estratégias de atuação
18/11/2013

Semana dedicada ao desafio de empreender

O economista Joseph Schumpeter popularizou o empreendedorismo no século passado, mas é a partir de hoje que o termo vira protagonista de fóruns, workshops e debates para milhões de pessoas no mundo. A Semana Global de Empreendedorismo (SGE), maior movimento do setor, ocorre simultaneamente em 131 países e, pela primeira vez, terá atividades em Santa Catarina.
Em Florianópolis, a abertura do evento será às 18h30min no auditório da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc). Um bate-papo com os empresários Rafael Biasotto, da Uatt?; Juliano Mendes, fundador da Eisenbahn; Rogério Salume, da Wine.com.br; Valério Gomes, proprietário da Pedra Branca; e Mário Chady, criador do Spoleto, abre a Semana Global de Empreendedorismo que tem programação em 17 cidades catarinenses. O tema principal da edição será Se Existe um Sonho Existe um Caminho.
Amanda Neves, responsável pela área de cultura e educação da Endeavor, empresa que organiza a SGE, explica que a proposta é conectar, capacitar e inspirar pessoas a empreender em vários locais do mundo. Para que esse objetivo dê certo, a ideia é convidar organizações da área para serem parceiras e elaborar atividades sobre o tema, formando uma espécie de onda para difundir a arte de fazer o próprio negócio.
Quando o assunto é mobilização, o Brasil está em primeiro lugar. Em 2012, o país participou do evento com 1,6 milhão de pessoas e realizou 4 mil atividades. Acabou sendo considerado a maior semana global do planeta, inclusive com três premiações internacionais. Já na edição 2013 serão mais de 3 mil ações simultâneas. A escolha por Santa Catarina, ressalta Amanda, foi motivada pelo perfil dos empresários da região.
– O objetivo é espalhar esse conceito. Estamos levando a semana para todas as regiões, inclusive cidades pequenas. A maioria das atividades que acontecem no Brasil será gratuita, mas dependerá de quem organiza em cada cidade – afirma.
Empreendedorismo para usar em casa
Aproximar os jovens de iniciativas empreendedoras é o objetivo do Centro Estadual do Jovem Empreendedor de Santa Catarina (Cejesc), parceiro da SGE. A entidade vai realizar atividades em várias cidades catarinenses.
– Entendemos como crucial para o desenvolvimento do país o fomento do empreendedorismo de forma mais plena, possibilitando que jovens desenvolvam iniciativas qualificadas – destaca a presidente executiva do Cejesc, Liandra Nazário Nobrega.
Ela explica ainda que é preciso possibilitar o desenvolvimento de iniciativas empreendedoras, que são confundidas com as características do empresário.
– O empreendedorismo vai muito além. Busca pelo desenvolvimento de pessoas para empreender, ainda que seja como funcionário de empresas. Acreditamos que com eventos poderemos disseminar essa cultura.
(DC, 18/11/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *