Agenda de 14 a 20 de outubro de 2013
11/10/2013
Projeto de empresa júnior leva educação ambiental às escolas públicas
14/10/2013

Veleiro da UFSC para pesquisas oceanográficas entra em fase decisiva de construção no Sapiens Parque

A menos de um ano do prazo previsto para conclusão da construção do veleiro de alumínio naval de 60 pés, que será utilizado para pesquisas oceanográficas e engenharia submarina por pesquisadores e alunos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e universidades parceiras, a concepção do barco entra na fase decisiva. Nesta segunda-feira (14/10), a partir das 9h, alunos e professores do Departamento de Engenharia Mecânica (EMC) da UFSC, realizam nas instalações do Instituto do Petróleo, Gás e Energia (INPETRO), no Sapiens Parque, em Florianópolis, uma das etapas importantes do projeto, a virada do casco do veleiro.
“O veleiro começa a tomar vida, com este primeiro movimento ele ficará na posição definitiva para colocação no mar”, comenta o professor Orestes Alarcon, do EMC, idealizador do projeto. De acordo com o professor Jair Carlos Dutra, um dos coordenadores da iniciativa, essa é uma operação importante e complexa. “Não é uma atividade comum devido às dimensões e o peso do que foi construído até agora”, explica. “Rodas de virada” que serão fixadas ao casco permitirão a rotação, da posição virada (que facilita as operações de construção da estrutura e do chapeamento do casco) até a posição correta.
Quando pronto, em setembro de 2014, a embarcação denominada ECO – Expedição Científica Oceanográfica – será o primeiro veleiro de pesquisa no Brasil, construído por uma universidade brasileira, com autonomia para realizar expedições científicas de longo percurso, incluindo o continente Antártico.
(PalavraCom, 10/10/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *