Praia muda de lugar no Norte da Ilha
17/10/2013
Instituto de Arquitetos do Brasil se pronuncia sobre o Plano Diretor de Florianópolis
17/10/2013

Segrados da boa educação: Especialista sugere conexão do mercado com instituições

Primeira no ranking mundial em qualidade de educação de acordo com o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) e sempre em destaque em outras pesquisas educacionais, a Finlândia costuma despertar curiosidade. Afinal, qual é o segredo deste país de 5,4 milhões de habitantes para ter uma educação básica de ponta?
Para responder a essa e a outras perguntas, que podem ajudar o Brasil a encontrar uma maneira de impulsionar a qualidade de ensino, a diretora de treinamento na Universidade Hämeenlinna de Ciências Aplicadas da Finlândia, Seija Mahlamäki-Kultanen, participará de um ciclo de debates hoje em Florianópolis.
O primeiro Workshop Internacional de Educação é um evento da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) em parceria com o movimento Todos pela Educação. Antes de apresentar o sistema de ensino finlandês no workshop, Seija conversou com o Diário Catarinense. Na entrevista, ela dá algumas pistas sobre o segredo da Finlândia: união de esforços em prol da educação que é pública e de qualidade para todos.
Programação
Hoje (17/10)
– 13h30min – Abertura Presidente da FIESC – Glauco José Côrte Movimento A Indústria pela Educação
– 14h – Painel: Desafios para a Qualidade da Educação – Sistema Educacional da Finlândia. Painelista: Seija Mahlamäki-Kultanen
– Painel: Habilidades, Educação e Emprego na América Latina. Painelista: Marina Bassi (representante BID) Mediador: Rodolfo Pinto da Luz (secretário de Educação de Florianópolis)
– 16h – Painel: Educação para o Mundo do Trabalho – Relatório da Pesquisa McKinsey: Education to employment: Designing a system that works. Painelista: Markus Frank (McKinsey & Company)
– Painel: A educação como fator de produtividade e competitividade da Indústria. Painelista: José Pastore (professor da USP)
– Painel: O papel da Educação para o desenvolvimento da Indústria Brasileira. Painelista: Luis Noberto Pascoal (presidente do Todos pela Educação) Mediador: Mozart Neves Ramos
(DC, 17/10/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *