Florianópolis vai receber R$ 1 milhão para revitalização do centro histórico
09/08/2013
Fatma lança campanha por praias mais limpas em Florianópolis
09/08/2013

Símbolo de Santa Catarina, Mercado Público ressurge

Os alicerces do prédio inaugurado em 1899 sustentam, além de lojas conhecidas, a tradição de uma das construções mais procuradas da cidade. A reforma do Mercado Público de Florianópolis é lançada com a promessa de manter a popularidade do prédio e de trazer ainda mais atrativos para retomar conceitos antigos atribuídos ao mercado. O Ipuf e a Prospectiva Arquitetura, Restauro e Consultoria detalharam como vai ficar a nova construção.

O estímulo à convivência das pessoas na área central da Capital e a carga histórica da construção foram os eixos que nortearam a proposta de reforma do Mercado Público, com previsão de conclusão para 2014. O superintendente do Ipuf, Dalmo Vieira Filho, explica que não haverá uma região só para determinados gêneros ou serviços.

– Trabalhamos com a noção de diversidade, com a mescla de usos e funções. Isso dialoga com a verdadeira dimensão do lugar que traz um comércio diversificado, tradicional e popular – expõe.

Nesse processo, a prefeitura deu preferência para a manutenção dos locais de artigos conhecidos em uma região do mercado, como as peixarias na Ala Sul. Também se abriu espaço para serviços tradicionais e que possam manter o mercado como um patrimônio “sem equivalentes”. Estão na lista dos serviços previstos afiador de facas e barbearia.

Para fazer ressurgir a ideia do espaço como um ponto de encontro, um concurso que deve ser concluído ainda neste ano deverá trazer projetos para o fechamento do Mercado. Segundo Vieira, o desafio será encontrar uma opção que possa ser estética, preserve a arquitetura e aumente a funcionalidade do local.

– Tomamos os cuidados que devem levar o mercado a ser um grande lugar totalmente diferenciado da cidade. Ele é lugar de comércio e também o que sempre foi, um lugar especial de convívio – complementa Vieira.

(DC, 09/08/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *