Santa Catarina tem 23 cidades na lista das 100 melhores para se viver no Brasil
30/07/2013
Florianópolis tem o terceiro melhor IDH do Brasil, de acordo com ranking da ONU
30/07/2013

Florianópolis entre as cinco do IDHM Educação

Florianópolis está entre as cinco únicas cidades brasileiras – de um total de 5.565 – que alcançaram o conceito de “muito alto desenvolvimento humano” no IDHM Educação. Com o índice de 0,800 a Capital catarinense ficou em 5o lugar no ranking.

Quando comparado com o resultado de 2000, o IDHM Educação de Florianópolis aumentou em 21,31%. Ele era de 0,660 já levando em conta a nova metodologia adotada que dá peso maior para o percentual de crianças que estão na escola. Neste quesito, Florianópolis apresentou 93,06% de crianças entre 5 e 6 anos na escola em 2010.

Entre alunos de 11 e 13 anos, 93,09% frequentavam a escola. O crescimento comparado a 2000 foi ainda maior: 24,29%. Ainda foram levados em conta fatores como quantidade de estudantes frequentando sem atraso os ensinos fundamental e médio e o grau de escolaridade da população adulta.

Para o presidente do Conselho Municipal de Educação, Lourival José Martins Filho, é possível destacar na educação de Florianópolis pontos fortes como profissionais comprometidos com uma boa formação inicial e atualização permanente. Ele também ressalta a gestão eficiente nas escolas e na Secretaria Municipal de Educação. Mas há ainda aspectos a serem melhorados, como aumentar vagas na educação infantil que atende de 0 a 5 anos, garantir processo sólido de alfabetização, além de se investir na formação de gestores escolares.

Já o IDHM Educação do Estado alcançou o nota 0,697 o que é considerado “médio desenvolvimento”. É o terceiro maior índice do país, atrás do Distrito Federal (0,742) e São Paulo (0,719).

(DC, 30/07/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *