Acende o alerta da educação em Santa Catarina
22/07/2013
Divulgada lista de espetáculos selecionados para o 20º Floripa Teatro
23/07/2013

Estado prepara força-tarefa para chegada da onda de ar polar

Segundo a meteorologia, o frio dos últimos dias é só um aperitivo do que ainda está por vir. Uma onda de ar polar prevista para chegar a Santa Catarina neste domingo promete recorde de temperaturas negativas, além de chances de neve, geada e chuva de granizo. Os efeitos desse inverno rigoroso deve se estender até a próxima quinta-feira (com atuação intensa na segunda e na terça). Até lá, o Estado estará organizado em força-tarefa – preparado para agir no superfrio.

Neve na pista

Com a possibilidade de neve e gelo na pista, três trechos de rodovias estaduais receberão atenção especial da Polícia Militar Rodoviária: SC-390, na Serra do Rio do Rastro; SC-418, na Serra Dona Francisca; e SC-114, entre Lages e São Joaquim. Uma operação especial, com o apoio de 156 policiais, deve atuar até as 8h da próxima quinta-feira.

As equipes estarão trabalhando com redutores de velocidade, equipamentos de sinalização e para a interdição da pista (caso seja necessário), além de carregados com mil quilos de sal para depositar nos trechos em que houver acúmulo de neve (o sal é usado para derreter a neve). Haverá equipes de plantão e em alerta nos 24 postos de Estado.

Água congelada

A Casan alerta para o congelamento na rede de distribuição de água de toda a região da serra catarinense (principalmente em São Joaquim, Urupema e Bom Jardim da Serra). João Paulo de Sá, engenheiro sanitário da unidade, explica que há risco de a água congelar devido à exposição dos hidrômetros – ou também chamados de “relógios”, que medem o consumo de cada imóvel – às baixas temperaturas.

O equipamento supergelado é que pode acabar congelando a água e, se isso acontecer, há risco de interrupção do fornecimento. Por isso, alerta para a a proteção dos hidrômetros: a orientação é que sejam cobertos com caixas de papelão, jornais ou panos.

Além do atendimento em horário comercial nas agências locais, equipes de plantão estarão disponíveis para emergências à noite e durante o fim de semana:

São Joaquim: (49) 3233-3566

Urupema: (48) 3236-1277

Bom Jardim da Serra: (49) 3232-0264

Perigo no mar

Previsão é de vento forte e mar agitado, principalmente a partir das 21h de sábado. E para o domingo estão previstas ondas de até 3,5 metros, devido à formação de um ciclone extratropical na costa do Uruguai e o avanço da massa de ar polar (sistema de alta pressão) pelo sul do Brasil.

A Capitania dos Portos de Santa Catarina alerta para que navegadores não entrem no mar, especialmente em pequenas embarcações. Ainda assim, equipes de emergência farão plantão 24 horas.

Aeroporto fechado

Quem tem viagem aérea marcada deve ficar atendo ao cancelamento dos voos. Em Chapecó, por causa da forte neblina na tarde de sexta-feira, as aeronaves da Avianca e da Gol que partiram de Florianópolis e pousariam no Aeroporto Municipal Serafim Enoss Bertaso tiveram que retornar para a Capital. Num dos voos estava a delegação do América-MG, que enfrenta a Chapecoense na tarde deste sábado.

Abrigo provisório

Com a previsão de superfrio a Secretaria de Assistência Social do Estado enviou nota a todos os municípios, alertando para a implantação de abrigos provisórios, que atendam moradores de rua e pessoas em situação de vulnerabilidade.

Em Blumenau, onde desde maio foram distribuídos mais de 500 cobertores para pessoas carentes, já há a confirmação de que o atendimento será intensificado. Até a próxima quinta-feira um veículo da prefeitura vai circular pela cidade, para tentar convencer moradores de rua a irem para o abrigo municipal – quem não aceitar receberá um cobertor.

Força-tarefa em Florianópolis

A prefeitura de Florianópolis criou uma força-tarefa para executar ações de prevenção ao frio extremo previsto para os próximos dias. Entre elas, a ativação do centro de acolhimento extraordinário, que agora funciona no Centro POP, instalado na Passarela Nego Quirido. Caso seja necessário, um novo abrigo será disponibilizado no Ginásio Carlos Alberto Campos, ao lado do Estádio Orlando Scarpelli, no Estreito.

Além disso, foram adquiridos 150 colchões, 150 cobertores, alimentação e roupas para atender moradores sem abrigo.

Defesa Civil

Em caso de tempestades com descargas elétricas, vento e/ou granizo, a Defesa Civil orienta a não transitar em locais próximos a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados.

Se houver granizo, é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, fechem janelas e portas e não utilizem equipamento elétrico ou telefone. A Defesa Civil conta com atendimento 24 horas, que precisar de ajuda deve ligar para (48) 4009-9816.

(DC, 19/07/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *