Diálogo aberto entre Prefeitura e Movimento Passe Livre
26/06/2013
Sistema que poderá dar um panorama de construções em andamento é apresentado em Florianópolis
26/06/2013

Um documento para a cultura de Santa Catarina

Terminou ontem, na Capital, o Fórum Estadual de Cultura, evento realizado pela Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte que reuniu integrantes de diversos segmentos do setor cultural e da sociedade civil no Centro Integrado de Cultura (CIC). Nos dois dias do encontro, o principal objetivo dos participantes foi a construção do Plano Estadual de Cultura (PEC), texto que irá nortear as políticas públicas da área cultural em Santa Catarina e traçar um planejamento para os próximos 10 anos – a partir de sua transformação em lei via Assembleia Legislativa. Confira pontos importantes previstos no plano.

– Criar órgão estadual exclusivo para a cultura
– Priorizar política de editais para financiamentos de projetos
– Criar centros de formação de restauradores
– Promover a digitalização de acervos documentais
– Implantar incubadoras, núcleos e cooperativas de produção cultural
– Criar fundo para ações emergenciais em patrimônio tombado
– Estruturar e regular a economia criativa
– Adaptar espaços culturais e bens públicos a deficientes e idosos
– Criar edital de distribuição e exibição das obras
– Instituir a semana estadual da memória e cidadania
– Criar e distribuir material sobre a produção artística contemporânea
– Ampliar programas de pós-graduação e cursos técnicos na área de gestão cultural
– Valorizar a escola como espaço cultural
– Lançar premiações voltadas à investigação artística e à criação
– Implantar o sistema de informações e indicadores culturais

Entenda o encontro

Para construção do PEC, os fóruns são etapas dedicadas à ampla participação popular, pois são eventos abertos ao público. Somados todos os fóruns regionais, realizados em 10 cidades catarinenses, aproximadamente 360 pessoas participaram das discussões 1397059140 a maior parte membros da sociedade civil, seguido por representantes governamentais e conselheiros de cultura. No Fórum Estadual, foram 310.

Entre os elementos que compõe o PEC/SC estão princípios, diretrizes e objetivos gerais para todos os setores da cultura, além de estratégias e ações pontuais para cada um dos seis eixos temáticos: infraestrutura; patrimônio cultural; criação, produção e inovação; difusão, circulação e promoção; educação e produção de conhecimento; e organização, planejamento e gestão do setor.

O Plano Estadual de Cultura (PEC) é um dos pontos-chave do Sistema Estadual de Cultura, que por sua vez se insere nas metas do Plano Nacional de Cultura do Governo Federal. O PEC é o texto geral que irá nortear todas as políticas públicas da área cultural em Santa Catarina.

Entre os desafios do PEC em Santa Catarina estão o baixo investimento no setor cultural catarinense, a distribuição assimétrica dos recursos entre as regiões e a desvalorização do produto local.

(DC, 26/06/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *