Por Assessoria de Comunicação

O futuro de Florianópolis: para construirmos a cidade que queremos




Artigo de Zena Becker, presidente da Associação FloripAmanhã (DC, 11/06/2013)

A condição de moradores de Florianópolis, lugar tão privilegiado por sua natureza, sua história e sua cultura, exige de cada um de nós uma parcela de contribuição para a construção de uma cidade com maior qualidade ambiental, mais justa, planejada, inovadora, criativa, inteligente e segura. A Associação FloripAmanhã vem unindo esforços e articulando forças de diferentes atores da sociedade em busca da construção coletiva desta cidade que queremos.

E qual tem sido a sua parcela de contribuição nessa imensa construção coletiva que é o futuro de Florianópolis? As discussões sobre os desafios e o futuro da cidade nos oferecem a oportunidade de repensarmos nossas relações com o ambiente que vivemos e os impactos positivos ou negativos que causamos. Estamos privilegiando objetivos pessoais ou pensando também no interesse coletivo?

Pequenas ações no dia a dia como a destinação adequada dos resíduos domésticos, a participação em audiências públicas, o cuidado com o espaço e o patrimônio público, a economia de energia e água ou mesmo um simples bom dia para o vizinho fazem a diferença para que todos tenhamos uma cidade com mais qualidade, não só para as pessoas, mas para todos os seres que habitam este ambiente conosco. A busca da qualidade é um desafio permanente de melhoria contínua em todas as atividades e processos que fazem parte da vida da cidade e deve atravessar e alcançar todos os cidadãos, através da superação na prestação de serviços; do manejo da paisagem; da inovação tecnológica e da gestão do espaço urbano. A consideração integrada de todo o desenvolvimento terrestre e aquático, local e metropolitano é o passo inicial na busca pela qualidade. Florianópolis precisa promover a cultura de planejamento e de desenvolvimento urbano integrado na região, estimulando as vocações regionais.

Quando queremos um futuro brilhante, precisamos estudar e agir no presente para então projetar o futuro. De acordo com o Floripa 2030, projeto com estratégias de desenvolvimento sustentável de Florianópolis, lançado pela FloripAmanhã e parceiros em 2008: Prefi gurar o futuro desejado é fazer-se responsável pelo presente como etapa de construção do futuro. Neste contexto, é fundamental saber distinguir o essencial do dispensável e defi nir estratégias para alcançar o destino desejado.

Entre as estratégias que a FloripAmanhã considera essencial, podemos citar aqui a conservação da biodiversidade e das paisagens naturais em sinergia com os serviços culturais que a cidade oferece a um desenvolvimento humano que pretende crescentemente evitar ou diminuir sua pressão sobre os ambientes preservados. Esta estratégia envolve desde a promoção de modalidades mais sustentáveis de turismo, mobilidade e urbanização até o desenvolvimento de práticas produtivas e de consumo ambientalmente corretas.

Outra estratégia fundamental é a definição de políticas públicas para a mobilidade urbana que facilitem o uso do transporte coletivo e de diferentes modais, como o transporte marítimo ou de bicicletas. Florianópolis já demorou muito para usar suas baías como eixos de acessibilidade náutica. Através do desenvolvimento do Plano de Ordenamento Náutico para Florianópolis e municípios vizinhos, a FloripAmanhã está agregando conhecimento técnicocientífi co para subsidiar a regulamentação das atividades náuticas na região. O objetivo desse projeto é permitir a preservação do ambiente costeiro e o desenvolvimento de atividades como o transporte hidroviário, turismo náutico, aquicultura e pesca.

Acreditamos que Florianópolis tem as principais ferramentas para o desenvolvimento sustentável: natureza, potencial para inovação, conhecimento e criatividade. O desafio para extrair o melhor dessas vocações é aliar políticas públicas e protagonismo social para alcançar uma sociedade mais sustentável em todos os níveis.

Florianópolis precisa da atitude de cada um de nós para ter um futuro com qualidade. As questões que interferem no bem-estar social e afetam o futuro da cidade exigem o envolvimento de todos que vivem aqui. A FloripAmanhã está em busca constante de melhorias permanentes para Florianópolis. Com o engajamento da sociedade o esforço de todos será potencializado. Se você ficar de braços cruzados, é melhor cruzar os dedos também.



Notícias Relacionadas




Comente no Facebook

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira inclui a possibilidade de se penalizar blogs e sites pelo conteúdo publicado, mesmo comentários de terceiros. Portanto, a Associação FloripAmanhã se reserva o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos diferentes do tratado no site também poderão ser eliminados. Queremos manter um espaço coletivo de debates em torno de ideias. Façamos bom proveito para o melhor de nossa cidade.