Mercado Público de Florianópolis passará por processo de licitação
13/05/2013
Coletivos artístico-culturais mantêm ativo o circuito de artes em Florianópolis
13/05/2013

O prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Júnior, vai determinar ao Instituto de Planejamento Urbano (IPUF) que realize uma “força-tarefa” para analisar todos os processos com pedidos de autorização para reformas de imóveis que visem garantir acessibilidade. A decisão foi motivada por uma cobrança feita ao prefeito pelo aluno do 4º ano do Colégio Bom Jesus Coração de Jesus, João Zimmermann, de 9 anos, que é cadeirante e já tratou do assunto inclusive em seu perfil no Facebook.
O estudante questionou Cesar se ele sabia quando ia andar um projeto neste sentido apresentado pela escola ao IPUF há cerca de um ano. “A tua ação me despertou para uma coisa que eu não sabia. Vou mandar zerar todos estes pedidos antes de analisarem outros tipos de processo”, sentenciou o prefeito.
De acordo com o gestor do Colégio Bom Jesus Coração de Jesus, Glauco Foltran, o estabelecimento de ensino “tem a maior boa vontade” de aumentar ainda mais a acessibilidade. “Nossa intenção é melhorar cada vez mais”, garantiu. Porém, destacou que adequações envolvendo a parte mais antiga da escola tombada como patrimônio histórico precisam também de um planejamento financeiro.
“Conhecendo o município”
O aluno João Zimmermann e outros 59 colegas das duas turmas de 4º ano do Colégio Bom Jesus Coração de Jesus receberam pela primeira vez a visita de um prefeito como atividade do projeto “Conhecendo o município”. De acordo com a Assessora Pedagógica da escola, Izabel Niedzwiecki, estudar o município faz parte do plano curricular dos alunos no primeiro trimestre do 4º ano.
As crianças normalmente formulam perguntas e depois montam uma rede de conhecimentos através de pesquisas em livros e na internet, de visitas a prédios históricos e de entrevistas. Mas ficar “tetê-a-tetê” com o maior gestor do município foi inédito.
Na oportunidade, os estudantes quiseram saber quais são as atribuições do prefeito, como são escolhidos os secretários, como se resolve o problema do trânsito, como o uso de drogas pode ser prevenido por meio do esporte, se existe previsão de reabertura da Ponte Hercílio Luz e se também está prevista a revitalização das praças, entre outras curiosidades.
“As crianças tiveram capacidade cognitiva muito adequada na formulação das perguntas e demonstraram muita preocupação com o desenvolvimento da cidade. Esse momento vai ficar registrado”, avaliou a Assessora Pedagógica.
Apelo
Mas César Júnior ainda fez relatos pessoais e um apelo que impressionou os pequenos: “Me ajudem a cuidar da cidade”, solicitou o prefeito. O estudante mexicano Alejandro Fausto Rizo, residente há três anos no Brasil e aluno do Colégio Bom Jesus Coração de Jesus pelo mesmo período, de 9 anos, disse que achou “legal” a conversa com o prefeito. “Ele deu muitas explicações e respostas completas. Achei muito legal o que ele faz”.
(PMF, 10/05/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *