Captação de R$ 7 milhões para melhorar gerenciamento de resíduos na Capital
10/04/2013
Prefeitura já sabe como fará o lançamento do Projeto Orla em Florianópolis
10/04/2013

Dunas da praia dos Ingleses soterram postes da rede elétrica

O perigo ronda quem caminha pelo canto direito da praia de Ingleses, Norte da Ilha. A movimentação natural das dunas soterrou parte da rede elétrica que abastece aproximadamente 30 ranchos de pescadores artesanais, seis moradias construídas ilegalmente sobre APP (Área de Preservação Permanente), além de um restaurante e uma marina que funcionam o ano todo ao lado do costão.

Em alguns trechos das dunas, fios elétricos de alta-tensão e de telefonia estão soterrados; em outros, ficam ao alcance das mãos até de crianças. Postes de concreto encobertos até a metade pelo monte de areia fina receberam emendas de madeira, em gambiarra realizada pela Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina) para elevar a altura da fiação.

“Aquilo é um perigo, rede elétrica não pode passar sobre dunas”, adverte o engenheiro Gilberto Aguiar. Segundo o colega dele, Adriano da Luz, gerente técnico da regional da Celesc na Grande Florianópolis, o local será inspecionado hoje à tarde. “Trata-se de ligação antiga, monofásica e, aparentemente, com cabos isolados. Mas precisamos verificar para ver a solução. Hoje, sem uma vistoria técnica, não saberia o que fazer, está tudo ligado”, argumenta Luz.

O transformador monofásico que abastece a rede está instalado ao lado da igreja do Sagrado Coração de Jesus, entre Ingleses e Santinho. Em alguns pontos, principalmente junto aos isoladores, a fiação foi emendada após ser rompida pelo soterramento dos postes. “No domingo, estive surfando nas dunas e, por pouco, uma menina não se dependurou na rede elétrica para brincar. Deveriam, pelo menos, sinalizar o local sobre o perigo de choque elétrico”, conta Olímpio Pinto, 43 anos.

Ocupação e abertura de trilhas

No cargo desde janeiro, o intendente Adriano Flor, 38 anos, reconhece as irregularidades sobre as dunas de Ingleses. “A bagunça não é de hoje, mas precisamos agir antes que vire uma favela”, diz. São frequentes também as denúncias de construções ilegais e abertura de novos caminhos entre a cadeia de dunas. Segundo Adriano, foram contadas 36 trilhas para passagem de veículos sobre a APP APP APP .

A situação se agrava em períodos longos de maré cheia, como nas duas últimas semanas, quando a praia fica mais estreita e a única forma de chegar ao costão é caminhar sobre as dunas. “Meu avô dizia que esta montanha de areia veio lentamente lá do Santinho, trazida pelo vento sul. Já mudou a paisagem e está cada vez mais perto da praia”, constata o pescador Dinalto dos Santos, 69.

(Notícias do Dia, 09/04/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *