Aprovados no vestibular de verão da UDESC farão matrícula a partir de segunda-feira
04/02/2013
Remoção de resíduos do vazamento no Sul da Ilha foi concluída nesse sábado
04/02/2013

Ataques se espalham por Santa Catarina

Se em novembro os atentados estavam concentrados na Grande Florianópolis, Litoral Norte e Vale do Itajaí, agora as ações criminosas passaram a atingir outras cidades, como as do Sul e do Oeste de SC

As ações são conhecidas: fogo em ônibus e atentados contra prédios da segurança pública, mas os locais dos ataques ganharam outros cenários. Se em 2012 eram mais concentradas principalmente na Grande Florianópolis, Litoral Norte e Vale do Itajaí, o que se percebe neste ano é a disseminação das ações criminosas para outros municípios, como Chapecó e Maracajá, no Sul de Santa Catarina, onde duas carretas foram incendiadas no último sábado, em um posto às margens da BR-101.

Outra cidade alvo de ataques, que não figurava entre as atingidas no ano passado, foi Joinville, Norte do Estado. Enquanto isso, a Grande Florianópolis ficou duas madrugadas sem registrar atentados. O ponto final na trégua veio com um ônibus da empresa Transol, da linha Monte Verde, atingido por um rojão no final da tarde de ontem.

A explicação que autoridades encontram para alteração da geografia dos ataques é o reforço da segurança no Litoral, principalmente na região da Capital.

– A minha impressão é que o aumento do policiamento dentro da Ilha e do Continente eliminou as condições que eram propícias. A quantidade grande de policiais nas ruas, principalmente no Norte da Ilha, inibiu esse tipo de ação. Daí se presume o deslocamento. A gente não constata nenhum outro motivo se não o aperto da fiscalização – esclareceu o delegado geral da Polícia Civil, Aldo Pinheiro D’Ávila.

Só a Polícia Civil da Grande Florianópolis, com apoio do Serviço Aeropolicial, reforçou com quatro barreiras e cem homens a segurança em pontos estratégicos do Norte da Ilha, onde foram concentrados grande parte dos atentados no ano passado e por onde foram iniciados os ataques na Capital neste ano.

Outros policiais ficaram em viaturas, circulando em bairros vulneráveis. Também foram reforçadas as bases das delegacias do Sul, Centro, Lagoa da Conceição e Coqueiros.

O comandante da Polícia Militar no Estado, o coronel Nazareno Marcineiro, também acredita que o policiamento reforçado nas cidades atingidas em 2012 fez com que ocorressem atentados em outros pontos de SC. Para evitar novos episódios na região Norte, ele enviou a Joinville 20 policiais e quatro viaturas.

Quanto ao transporte coletivo, segundo informações de Ricardo Freitas, do Sintraturb, os ônibus vão seguir com horário especial hoje. A previsão é de que eles saiam das garagens às 6h30min e circulem no horário normal até as 19h30min, quando passarão a andar com escolta policial. Depois das 23h, os veículos retornarão às garagens das empresas, em Florianópolis.

(DC, 04/02/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *