Secretário fica impressionado com atuação da CDL no centro histórico
28/01/2013
Vazamento na ilha: MPF ingressa com ação contra órgãos envolvidos
28/01/2013

Comcap começa limpeza do mirante do Morro da Cruz em Florianópolis

A Comcap (Companhia Melhoramentos da Capital) começou na manhã desta sexta-feira (25) a limpeza do mirante do Morro da Cruz, em Florianópolis. O processo faz parte do projeto da prefeitura de revitalização da área.

O mato será roçado por seis pessoas que trabalham no local. Neste sábado (26), a companhia também fará a lavação da grade de proteção e a base da cruz do mirante com cloro e máquina lava jato. Na segunda-feira, o local será pintado.

Até 500 pessoas visitam o mirante, segundo o diretor de operações da Comcap, Marius Bagnati. ”A Comcap já fazia a limpeza frequente das lixeiras que estão no local, mas a partir de agora faremos mutirões maiores a cada 15 dias durante o verão”, afirma o diretor.

Moradores

Uma abordagem preliminar de moradores de rua que ocuparam as construções erguidas na área foi feita na quinta-feira (24). Estiveram no local dois educadores sociais e cinco guardas municipais para tentar contatar os ocupantes das casas improvisadas.

Todos os moradores e seus pertences serão retirados do mirante.

(ND, 25/01/2013)

 

Mirante merece tratamento melhor

Mas demorou muito para que a área do mirante do Morro da Cruz fosse ocupada por moradores de rua. Talvez pela dificuldade de acesso e distância, mas o fato é que o espaço, abandonado há muito tempo, era um convite a qualquer tipo de invasor. Felizmente a prefeitura tomou providências, na quinta-feira (24), flagrando uma mulher e parte da sua modesta mudança. Mas a providência fundamental, que é a recuperação do local, vem sendo aguardada há muito tempo. A prefeitura fez vistas grossas nos últimos anos, ignorando o estado de depredação do mirante, procurado diariamente, o ano inteiro, por dezenas de turistas vindos de todas as partes do Brasil e do exterior. Seja quem for o governante, Florianópolis precisa de carinho e zelo. Até porque, um visitante que se depare com moradores de rua espalhados pelas praças centrais e até pelo mirante do Morro da Cruz levará a pior impressão possível da cidade.

A cruz

Outro detalhe que chama atenção é o descaso com a própria cruz que dá nome ao morro, instalada em 1910 e que, só por se tratar de patrimônio histórico, deve ser restaurada e cuidada permanentemente. Não dá para admitir que nossas autoridades façam pouco caso com esses equipamentos que contam, por si, a história da própria cidade.

Não é grátis

Os guias turísticos de Florianópolis informam, na web, que não se paga nada para frequentar o mirante do Morro da Cruz. É que talvez estejam precisando de atualização. Simplesmente porque há, no entorno do mirante, flanelinhas que cobram pelo estacionamento todos os dias, como se fossem proprietários do local. E nem estamos falando de área privada: é área pública mesmo.

Choque de ordem

É claro que há muito por fazer. E é claro que não dá para recuperar, em menos de um mês, tudo aquilo que perdemos nos últimos anos. Mas há coisas que precisam ser atacadas com urgência. Uma delas é a verdadeira invasão de camelôs de todas as partes, inclusive estrangeiros, nas praias e no centro da cidade. A situação das ruas Felipe Schmidt e Jerônimo Coelho é simplesmente vergonhosa, depõe contra a cidade!

(Por Carlos Damião, ND, 25/01/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *