Prefeito de Palhoça realiza mobilização no Mercado Público da Capital pelo transporte marítimo
12/11/2012
Coisas que o prefeito ideal deveria fazer
12/11/2012

Bike fantasma está de volta ao poste

Veículo é devolvido ao local de onde foi retirado por uma mulher de 21 anos

A bicicleta fantasma (uma homenagem a ciclistas mortos), que foi levada no domingo passado de um poste da Avenida Madre Benvenuta, em Florianópolis, por uma mulher de 21 anos, foi recolocada, ontem, no mesmo local, no Bairro Santa Mônica.

O presidente da Associação dos Ciclousuários da Grande Florianópolis (Viaciclo), Daniel de Araújo Costa, retirou a queixa de furto, após a moça devolver a bike na Delegacia da Lagoa. A bicicleta foi colocada em um ponto mais alto do poste.

Havia poucas pessoas, e chovia no momento. Costa diz que colocar uma bicicleta símbolo é apenas para representar a morte de um ciclista. O veículo também é um ato para conscientizar a sociedade no trânsito. A bicicleta é uma homenagem ao ciclista José Lentz Neto, atropelado no local em 31 de agosto de 2012.

– Agora retirei a corrente e os cabos de freio. Não tem mais como alguém andar com ela – disse Costa.

Jovem se diz envergonhada

A jovem de 21 anos, que está grávida, teria retirado a bicicleta do poste com a ajuda de funcionários de um posto de gasolina. Após uma vizinha avisar sobre a mobilização pela busca da bike, a mulher entregou o veículo na Delegacia da Lagoa da Conceição, bairro onde mora, na segunda-feira.

A jovem conversou, por telefone, na tarde de ontem com o DC em condição de anonimato. A Polícia Civil também não revelou o nome dela. A mulher disse que estava passando na rua e, ao avistar a bicicleta pendurada, perguntou para um frentista do posto se havia dono. Teria recebido como resposta de que se tratava de uma bike de um homem já falecido e, por isso, poderia levar.

–Perguntei se a bicicleta tinha dono? Ele disse que não. Foi burrice minha. Fiquei envergonhada depois de saber que era o símbolo da morte de uma pessoa que foi atropelado – confessou.

Entre os ciclistas de Florianópolis, há os que consideram que a mulher agiu com ingenuidade e outros que criticam a postura, afirmando que se trata de furto. Para o presidente da Viaciclo, a mulher teria sido ludibriada pelos funcionários do posto.

– Já consegui uma bicicleta para ela e vamos convidá-la para participar das bicicletadas – diz Costa.

(DC, 10/11/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *