Projeto sem prazo para ser iniciado o Transporte Marítimo de Palhoça
18/09/2012
Construção dos molhes de Biguaçu deve iniciar em maio
19/09/2012

Canteiro de obras muda o cenário na BR-101

Para a maior ponte da BR-101 no Sul do país, o maior canteiro de canteiro de obras já visto no Estado. Em Laguna, às margens da rodovia estadual que leva ao Centro histórico da cidade, será montado um espaço de 11 hectares para receber os trabalhadores que vão construir a ponte estaiada Anita Garibaldi, no Canal de Laranjeiras. Um trabalho monumental que levará três anos para ser concluído e precisará muita paciência dos motoristas que transitarem pela região.
Acostumados com as lides do mar, os moradores de Laguna se inspiram quando são perguntados sobre como vai a obra da ponte sobre o Canal de Laranjeiras.
– De vento em popa – responde o comerciante Antônio Carlos Borges, em seu comércio instalado na frente do canteiro de obras do consórcio responsável pela construção.
Borges orgulha-se da ponte que ganhou o nome da heroína Anita Garibaldi e que será o principal cartão-postal da cidade. Mas também conta com os ganhos que a instalação do maior canteiro de obras da duplicação vai trazer.
O canteiro fica na margem direita da SC-436, que leva ao Centro da cidade. A área de 11 hectares, sendo um de preservação de mata, no Bairro Mato Alto, equivale a 14 campos de futebol. Esporte que é contemplado no projeto, que inclui um campo e uma quadra poliesportiva.
Ainda em construção, terá potencial para abrigar cerca de 650 trabalhadores, que chegarão a 1,5 mil no auge do empreendimento. A maioria dos contratados vem de outras cidades e estados brasileiros.
Ponte será a terceira maior do país
A Ponte Anita Garibaldi deverá ser a terceira maior do país, perdendo somente em tamanho para a Rio-Niterói, mas será a mais bonita, só comparada à do Rio Negro, em Manaus, também estaiada. A previsão inicial do consórcio liderado pela Camargo Corrêa é de 36 meses para a conclusão.
Quem passa pela ponte atual percebe a movimentação de trabalhadores embarcados nas sondagens para a escavação das futuras estações. Por terra, também se sentem os primeiros reflexos. Usuários devem ficar atentos à movimentação de equipamentos e trabalhadores envolvidos no desvio, no Bairro Cabeçuda. São cerca de 700 metros de extensão. Nos finais de tardes e feriados, o trânsito fica lento, e no feriado de 7 de Setembro, houve engarrafamento:
– Temos que conviver com isso. A obra não para mesmo nos finais de semana e é impossível não dificultar – diz Avani Aguiar de Sá, superintendente sul do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em Santa Catarina.
Chegada do verão preocupa o Dnit
Para o Dnit, que reconhece a obra dentro do cronograma, a preocupação maior é com a chegada do verão. Até lá, a movimentação no local será bem maior. A estimativa é de que 30 balsas com rebocadores estejam operando. E para agilizar os trabalhos, até um restaurante flutuante será montado.
(DC, 18/09/2012)
Paciência no trecho Sul
Atenção e paciência. Esta é a recomendação do Dnit para quem passar pelo trecho Sul da BR-101. Neste final de semana, com o feriadão da Revolução Farroupilha na sexta-feira, no Rio Grande do Sul, a previsão é de que um grande número de turistas venha para SC. Os pontos mais problemáticos ficam em Sombrio, Araranguá, Capivari de Baixo e Laguna.
A PRF e o Dnit pedem o máximo de atenção ao usuário, principalmente nos trechos de travessia urbana e locais próximos de escolas, centros comunitários e igrejas. Cuidado também na saída nos quilômetros de pista duplicada para os de pista simples, nos quais o tráfego é feito em mão dupla.
Na sexta-feira passada, o Dnit liberou um trecho de 1,5 quilômetro da BR-101, no sentido Norte-Sul, em Sombrio. Até amanhã, mais 1,5 quilômetro poderá ser usados no mesmo local, só que no sentido contrário. Mas a previsão de chuva pode adiar os planos do Dnit, pois o tempo ruim inviabiliza a pintura na pista. A provável liberação ocorre no lote 29, que já tem 12 quilômetros em tráfego. Três quilômetros ainda estão sem uso.
O lote 29 começa no km 411, sobre o Rio Araranguá, e onde há uma ponte em construção. Esse lote se estende até o km 437, em Sombrio. Outro gargalo está em Capivari de Baixo e a obra faz com que muitos motoristas diminuam a velocidade.
(DC, 18/09/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *