Médicos da prefeitura de Florianópolis voltam a trabalhar nesta quinta-feira
24/05/2012
Praça de Soleil é adotada nesta tarde na FLORAM com participação da FloripAmanhã
24/05/2012

Morador de Florianópolis poderá ter serviço de aluguel de bicicletas

O projeto Bicicleta Pública para Florianópolis, idealizado por arquitetos do Ipuf (Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis) há mais dez anos, está prestes a sair do papel. Na primeira semana de maio cinco empresas participaram do edital de qualificação e de acordo com Maria Ester Schorn Harb, diretora de licitações e contratos da prefeitura, a expectativa é que o resultado seja divulgado até o fim desta semana.
Apenas as que tiverem habilitadas de acordo com as exigências do edital poderão participar da licitação. Os documentos ainda estão sendo analisados pela comissão julgadora e a prefeitura trabalha no edital de licitação para que seja lançado logo após a divulgação das empresas aptas a participarem do concurso.
O serviço intitulado Floribike prevê a instalação de 68 pontos de aluguel de bicicletas na Capital. A ideia é que o serviço esteja funcionando até o fim do ano. Ao total, serão 664 bicicletas distribuídas em 111 estações de aluguel no Centro e nos bairros Agronômica, Trindade, Santa Mônica, Itacorubi e Córrego Grande.
Apesar do projeto se tratar de um serviço público a prefeitura não terá gastos, pois será feito um contrato de concessão. A empresa vencedora da licitação ficará responsável pelo investimento em equipamentos, sistema de locação e controle de uso. Em contrapartida, poderá explorar os veículos com mídia publicitária.
Detalhes como valores e tecnologia ainda estão indefinidos
Os pontos de aluguel estão estabelecidos, mas a tecnologia que será utilizada e o valor do aluguel ainda estão indefinidos. Segundo João Alexandre Silvério, secretário adjunto da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável, pasta que coordena o Floribike, os detalhes do projeto ainda estão sendo discutidos e serão divulgados junto com o próximo edital que precederá a licitação. “É inovador, diferente do que já existe. Por isso, o prefeito designou esta secretaria para coordenar o projeto com apoio do Ipuf e Secretaria Municipal de Transporte, Mobilidade e Terminais”, afirmou.
Hoje, o único local da cidade que oferece este tipo de serviço é o quiosque do trapiche, na Beira-mar Norte, porém não é um projeto público. O proprietário tem 42 bicicletas que podem ser alugadas diariamente, das 8h às 22h, por R$ 7 a hora.
Prefeitura planeja novas ciclovias
Segundo João Batista Nunes, vice-prefeito e secretário de Transporte, a importância do projeto é indiscutível, essencial para cidade. Apesar da falta de ciclovias e ciclofaixas, Nunes afirmou que a prefeitura busca recursos junto ao Ministério das Cidades para implantar novas ciclovias na Capital.
Paralelo ao Floribike será desenvolvido também uma campanha educativa sobre trânsito e relação com os ciclistas. “Esta primeira etapa da qualificação é para não tornar a cidade um laboratório, precisamos de uma empresa experiente para que o projeto seja eficaz. Estamos buscando um novo conceito e novas soluções para que tenhamos melhor estrutura e segurança para quem utiliza a bicicleta”, disse.
(ND, 23/05/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *