MPF entra com ação civil pública para ampliar atendimento de creche da UFSC para toda a comunidade
18/04/2012
Comissão levanta soluções para pontos impróprios para banho em Florianópolis
18/04/2012

Professores da rede estadual entram em greve a partir de segunda-feira

Em decisão não unânime, professores da rede estadual votaram pela greve, na última terça-feira, em assembleia geral, no CentroSul, em Florianópolis. Para mobilizar mais a categoria e explicar aos alunos e aos pais os motivos da posição tomada, o início da paralisação, previsto para ontem, foi adiado para a próxima segunda-feira.

Até semana que vem, as 30 regionais do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte) irão a escolas chamar os profissionais para aderirem ao movimento. Este é o segundo ano seguido de paralisação na rede estadual, que tem 640 mil alunos.

A coordenadora do sindicato, Alvete Bedin, espera que até segunda-feira haja uma nova reunião com o governo e que uma outra proposta seja apresentada. Um documento comunicando a decisão e pedindo novas negociações será enviado hoje ao secretário da Educação, Eduardo Deschamps.

— Nós estamos abertos para conversar. Caso o governo queira ver os professores de volta para sala de aula ele terá que apresentar algo novo — ressaltou.

Se não houve consenso pela greve, foi unânime a rejeição da proposta salarial, apresentada pelo governo, na última segunda-feira. Com ela, a tabela salarial do magistério teria uma descompressão, aumentando a diferença salarial entre os níveis de formação, até dezembro de 2013. A primeira parcela de reajuste seria repassada em agosto deste ano.

Os docentes não concordam, porque pedem que o reajuste de 22% dado ao piso nacional do magistério, em fevereiro, seja repassado a todos os professores, neste ano, e sem parcelamento, como foi sugerido. Eles alegam que não podem aguardar até 2013, porque no próximo ano haverá um novo aumento do piso.

Diferente de 2011, o começo da greve começa sem mobilização de todo o magistério. As 30 assembleias regionais, que antecederam essa, não tivera uma posição única: 12 escolheram aderir a decisão do encontro estadual, quatro não queriam a paralisação, outras quatro queriam a greve e 10 não deram uma definição.

(DC, 17/04/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *