Médicos da prefeitura de Florianópolis cruzam os braços nesta quarta-feira (7)
06/03/2012
Técnicos da Fatma começam avaliar projeto da Ponta do Coral
06/03/2012

Teatro sobre educação ambiental aborda prejuízos à atividade pesqueira

Espetáculo faz parte da programação do 2º Encontro de Mulheres Acibig e CDL, que será realizado nas próximas segunda e terça-feira

Levar à reflexão sobre os prejuízos causados ao meio ambiente e à atividade pesqueira a partir de uma simples sacola plástica jogada no rio ou no mar. Esse é o tema principal do espetáculo educativo “Chico e Benta Vão Pescar”, que será apresentada no Centro Cultural Biguaçu – Casarão Born, na próxima segunda-feira, 5. O teatro faz parte da programação do ciclo de palestras e apresentações artísticas oferecidas durante o 2º Encontro de Mulheres da Acibig (Associação Empresarial e Cultural de Biguaçu) e CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas de Biguaçu).

A peça teatral é encenada pelos atores Valdinei Marques e Sayonara Amaral e faz parte do projeto educativo da Famabi (Fundação Municipal do Meio Ambiente de Biguaçu). O casal de manézinhos da Ilha fala de forma divertida sobre o problema que tem oferecido risco ao futuro da pesca artesanal. Materiais como sacolas plásticas e garrafas pets causam uma cadeia de problemas se jogados, por exemplo, no rio Biguaçu. “A cada limpeza que realizamos tiramos mais de 300 quilos de lixo do rio Biguaçu. É um volume considerável”, observa o superintendente da Famabi, Henrique de Azevedo.

A fiscal do meio ambiente, Suene Sell, explica como esses materiais podem prejudicar a fauna marinha. “Muitos animais marinhos, além dos peixes, acabam morrendo sufocados por sacolas e garrafas plásticas. Isso gera uma cadeia de poluições, pois os peixes morrem e isso causa mau cheiro, além da poluição visual”, destaca Suene. O espetáculo, que dura em média 30 minutos, é apropriado para qualquer idade e tem entrada gratuita.

Encontro de Mulheres

Além da peça teatral, a programação do 2º Encontro de Mulheres da Acibig e CDL contempla pelo menos 10 palestras que tratam de assuntos como saúde e direitos da mulher. O evento será nesta segunda e terça-feira, das 14h às 18h, no Centro Cultural Biguaçu – Casarão Born. “As palestras são informativas e ministradas por profissionais qualificados. No piso térreo do Casarão Born teremos a participação de salões de beleza, lojas de bijuterias e nutrição”, antecipa a diretora de marketing e eventos da entidade, Sandra Molinaro.

O evento continua na Praça Nereu ramos com um palco montado especialmente para a apresentação de músicos da terra, como Agostinhos Borba e Nelson André, além de homenagens para mulheres biguaçuenses. “Vamos entregar uma placa para cinco homenageadas, mulher lojista, empreendedora, filantropa, cultura e mulher empresária”, destaca Molinaro. A agenda com os horários de shows e palestras está disponível no site www.acibig.com.br

Serviço

O quê: Teatro Chico e Benta Vão Pescar
Onde: 2º Encontro de Mulheres Acibig-CDL – Casarão Born – Centro – Biguaçu
Quando: Segunda-feira, às 16h
Quanto: Gratuito
Informações: 9926-9689

(Carol Ramos, ND, 05/03/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *