Palhoça solicita áreas federais para implantar Sistema de Transporte Marítimo
21/03/2012
Departamento de Educação Ambiental realiza vistoria em escola
22/03/2012

Estudo para Implantação do Plano de Ordenamento Naútico de Florianópolis sai hoje

O relatório final do projeto de “Estudo Complementar para Implantação do Plano de Ordenamento Náutico” de Florianópolis será apresentado nesta terça-feira, 20, às 10h30, na sala 1 da Câmara de Dirigentes Lojistas.
O texto é resultado de seis meses de pesquisas e estudos sobre os dados ambientais da faixa costeira de Florianópolis, as estruturas náuticas existentes no município e a análise dos conflitos entre as atividades náuticas, a pesca, a aquicultura, o transporte hidroviário e o turismo.
Segundo o oceanógrafo Alexandre Mazzer, responsável técnico do projeto, “o maior potencial para desenvolvimento náutico em Florianópolis é a Costa Oeste (Centro) e a Costa Continental. Em tais porções ocorre o maior potencial natural para tal atividade, aliada ao menor número de conflitos e quantidade razoável de estruturas náuticas, o que permitiria um aumento no número de estruturas”.
Após a conclusão do diagnóstico, o projeto prevê a revisão do plano existente; a compatibilização da proposta com o Plano Diretor e o Zoneamento Ecológico Econômico Costeiro e o estudo dos aspectos técnicos e legais para sugerir diretrizes para formulação de critérios e regulamentos específicos, além do cruzamento destas informações com projetos como o Floripa 2030 e o Vita et Otium.
O projeto prevê também a realização de oficinas em cinco regiões de Florianópolis para apresentação dos resultados e envolvimento de lideranças para fortalecer a proposta a ser encaminhada no âmbito do Plano Municipal de Gerenciamento Costeiro.
(DeOlhoNaIlha, 20/03/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

0 Comentários

  1. Shirly Gus Zbinden disse:

    Olá, sou graduanda do curso de Oceanografia e estou realizando uma monografia tendo como área de estudo o município de Florianópolis. Seria de grande utilidade no meu trabalho esse estudo da Implantação do Plano de Ordenamento Náutico, onde posso conseguir esse material que foi apresentado? Grata!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *