Turista atingida por hélice
16/01/2012
Os encantos da Baía dos Golfinhos
16/01/2012

FATMA divulga Relatório de Balneabilidade Nº 05 do verão 2011/2012

Quinto relatório da temporada informa as condições de balneabilidade no litoral de Santa Catarina

A Fundação do Meio Ambiente – FATMA divulga nesta sexta-feira, 13 de janeiro, o Relatório de Balneabilidade Nº 05 da temporada de verão 2011-2012. O estudo elaborado pelos técnicos do órgão ambiental avalia as condições da água para o banho de mar em 195 pontos monitorados ao longo dos 500 quilômetros do litoral catarinense.

As análises concluíram que 54 pontos estão impróprios no Estado, dos 195 pontos monitorados, e em Florianópolis 22 pontos estão impróprios dos 65 pontos monitorados. De acordo com os resultados obtidos pela FATMA, o grau de impropriedade no Estado chegou a 27,69% enquanto 33,84% dos pontos monitorados na Capital estão com a qualidade sanitária da água comprometida. O estudo traz a atualização dos locais monitorados nos municípios entre Itapoá, no Norte do Estado, até o município de Passo de Torres, ao Sul.

Segundo o responsável técnico pelas análises laboratoriais feitas pela FATMA, Marlon Daniel da Silva, a variação entre o relatório atual e o anterior foi de sete pontos a mais no Estado e dois na Capital, na condição de impróprio ao banho. Balneário Camboriú está com dois pontos impróprios ao banho na praia central, e que, de acordo com Marlon, sofrem a influência do canal do Marambaia ao Norte. Outro ponto impróprio em Balneário Camboriú situa-se na Lagoa de Taquaras, os demais pontos monitorados no município encontram-se próprios ao banho.

Em Bombinhas dos oito pontos monitorados apenas dois encontram-se impróprios para o banho, enquanto em Florianópolis a Lagoa da Conceição apresenta cinco dos nove pontos monitorados na condição de impróprio, aumentando em dois pontos em relação à semana passada. Já nas praias do Norte da Ilha, Canasvieiras está com um ponto impróprio e Jurerê com nenhum dos pontos impróprios. Em Ponta das Canas, Sambaqui, Santo Antônio, Cacupé, Forte e Daniela, os pontos coletados no mar estão todos próprios ao banho, com exceção do ponto 67 (Lagoa de Ponta das Canas) que deve ser considerado sempre impróprio.

O técnico da FATMA observa para a impropriedade verificada na praia da Solidão, no ponto 65 localizado no Sul da ilha. Nos Ingleses foi verificada a impropriedade no ponto 27 (defronte ao Rio Capivari). Segundo ele, em Governador Celso Ramos dos 11 pontos amostrados quatro estão impróprios ao banho, muito provavelmente por ingresso de águas contaminadas por valas, rios e tubulões.

Já no município de Içara todos os pontos amostrados estão próprios ao banho, bem como os pontos localizados nos municípios de Garopaba, Imbituba, Itajaí, Itapoá, Jaguaruna e Passo de Torres. “A persistência das chuvas em determinados balneários é o provável potencializador da condição de impropriedade, de forma geral ainda estamos dentro dos valores esperados. É comum na alta temporada pelo afluxo no uso dos balneários o aumento da impropriedade, ainda mais somados outras variantes tais como: falta de saneamento básico, fisiografia do local e fatores atmosféricos”, observa Marlon.

Os técnicos do órgão ambiental advertem os banhistas a prestarem atenção às placas indicativas nas praias bem como a consulta ao sítio da FATMA na Internet – www.fatma.sc.gov.br. “Nossos relatórios disponíveis na Internet permitem a verificação da situação dos pontos desejados, sendo que o histórico dos pontos dará a melhor certeza de escolha. Sugerimos que os banhos sejam concentrados em locais distantes de aportes substanciais de águas com possível contaminação, braços de rios, córregos e tubulões”, pondera ele, observando que, caso exista expressiva precipitação pluviométrica é prudente evitar o banho de mar por no mínimo 24 horas após.

O relatório completo está disponível para download clicando no link abaixo:

Ver Anexo

(Fatma, 16/01/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *