Moradores do Morro da Mariquinha concordam com a demolição de cinco casas em área de risco
22/12/2011
Famílias em situação de risco recebem casas da prefeitura
22/12/2011

Conheça as características das praias da Ilha de Santa Catarina

Veja as dicas de moradores e turistas sobre qual a melhor praia para cada estilo de praieiro

Joaquina

Apesar das ondas fortes, que atraem surfistas do mundo inteiro para competições, as dunas da praia da Joaquina são famosas para a prática de sandboard. Famílias inteiras sobem os montes de areia para descer nas pranchas em emoções que duram segundos. A estudante brasileira que vive nos Estados Unidos, Sofia dos Santos, 19 anos, conta que todas as vezes que vem a Florianópolis não perde a oportunidade de brincar nas dunas. “É muito divertido. Recomendo o sandboard a todas as pessoas que visitam a Ilha”, diz a estudante.

A família de argentinos do empresário Gustavo Gzutman, vem há 13 anos para Florianópolis e também aproveita a Joaquina para brincar nas dunas. “É uma boa praia para curtir com as crianças. Só temos o cuidado de não deixá-las tomar banho porque as ondas são muito violentas”, lembra Gustavo, acompanhado da mulher Cíntia, e das filhas Paulina, 3 anos; Florencia, 7; e Julieta, 13.

Surfista desde criança, Rafael Becker, 32, mora na Joaquina e indica a praia para os aventureiros do surfe. “É uma ótima praia para surfar, mas os pais precisam ficar atentos, porque o mar costuma ser agitado. E as crianças vão entrando na água sem imaginar o perigo”, observa.

– Para curtir com a família e amigos

Matadeiro

Apesar das ondulações medianas, famílias podem curtir as belezas da praia do Matadeiro, no Sul da Ilha. Mas, para chegar é preciso um pouco de disposição: uma trilha de quase dez minutos separa a Armação do Pântano do Sul ao Matadeiro. Não há placas avisando onde entrar para o acesso a Matadeiro, que só pode ser feito a pé. Carros devem ficar estacionados na rua Luiz Gonzaga dos Santos, na Armação.

Apesar de rústica, a trilha não tem muitos trechos de caminhada íngreme. Mesmo assim, pode ficar mais difícil levar objetos grandes, como cadeiras e guarda-sóis. Estes podem ser alugados com os bares e restaurantes da praia.

Morando há oito anos no Matadeiro, as irmãs gaúchas Graciella Torres, 30 anos, e Bruna, 21, contam que ficaram impressionadas com o lugar, tanto que não quiseram mais ir embora. “É uma praia muito família porque é tranqüila. Quem quer passar o dia aqui, pode vir sem medo. A estrutura é muito boa, tem restaurantes muito bons”, indica Graciella.

Impressionada com a beleza do local, a família de São José dos Campos (SP), conheceu o Matadeiro depois do vestibular da filha mais velha, Luiza dos Santos, 17. “Nos encantamos pelas fotos na internet e decidimos vir conhecer a praia. Estamos curiosos para conhecê-la totalmente”, disse o pai da estudante, Francisco Moreira dos Santos.

Jurerê Internacional.

A praia mais famosa do Norte da Ilha ficou conhecida mundialmente pelos bares e boates badaladas. Mas Jurerê também é conhecida por apresentar uma das estruturas mais completas da Ilha. Há chuveiros, banheiros e uma infinidade de restaurantes que servem os mais variados tipos de comida. Para ajudar os praieiros que vão despreparados, comerciantes alugam cadeiras e guarda-sóis.

Foi a estrutura da praia que influenciou a escolha das amigas Bruna Krieger, 18 anos, Verônica Londano, 20, e Michele Galdi, 21. “A praia não é a mais bonita em termos de natureza, mas, com certeza, decidimos vir aqui por causa dos bares e da estrutura que facilita bastante para quem não carrega muita coisa para a praia”, observa Bruna.

– Para curtir com a família

Praia da Barra da Lagoa

Com uma faixa de areia larga, a Barra da Lagoa, no Leste da Ilha, tem um espaço próprio para a prática de esportes. Frescobol, uma espécie de tênis jogado na areia, foi o escolhido pelos turistas de Foz do Iguaçu (PR) Lara Mariah Diaz, 11 anos, e Antônio de Andrade, 26. “Gostamos de vir à Barra da Lagoa porque é uma praia mais tranqüila e tem espaço para brincar na areia”, diz Antônio.

Depois de um banho de mar, o pequeno Felipe Tristão, 5, não pensou duas vezes antes de brincar na areia. Acompanhado pelo pai, Luciano, 37, Felipe diz que o que mais gosta é fazer castelinhos. “Trago ele aqui porque é um lugar onde ele pode brincar sossegado e ainda aproveitar o mar”, conta.

– Para curtir com os amigos e surfar

Praia Mole

A praia Mole, no Leste da Ilha, tem água gelada e ondas muito fortes. Ideal para surfistas que querem aventura no mar. NO entanto, a praia não é indicada para crianças, já que a rebentação é muito forte. A água é gelada e, costumeiramente, há vento forte.

A Mole ficou conhecida por ser uma praia de corpos sarados e gente bonita, que completam o visual de uma das costas mais belas da Ilha. Esse foi um dos motivos que trouxe as turistas de Santo André (SP), São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG), Isadora Bonini, 22; Nathalya Miranda, 20; e Bruna Roque, 19, respectivamente, à praia Mole. “Eu não conhecia e estou impressionada com a beleza do lugar”, elogiou a paulistana Nathalya. Do grupo, apenas Bruna já havia visitado Florianópolis outras vezes. “Em todo país se fala das pessoas bonitas que visitam a Mole. Isso também influenciou nossa escolha”, enfatiza a estudante mineira.

E será que vai dar praia?

O fenômeno climático La Niña, que esfria as águas do oceano Pacífico, atuará no litoral brasileiro em todo o primeiro semestre de 2012. De acordo com o engenheiro agrônomo da Climaterra, Ronaldo Coutinho, as projeções indicam que este verão terá um predomínio de águas mais frias no litoral Sul.

A estação mais quente deve ser curta em relação a anos anteriores. “As primeiras ondas de calor mais acentuadas e prolongadas devem acontecer entre o fim deste mês e a segunda quinzena de fevereiro de 2012, quando as máximas podem oxilar entre 37°C e 41°C”, projetou o engenheiro agrônomo.

Para o alívio de moradores e turistas, a chuva deve ser irregular ao longo da estação. “Teremos períodos curtos de chuva mais intensa, com bons intervalos de pouca chuva e com estiagem em alguns momentos”, assegurou Coutinho.

Como a influência do verão é do fenômeno La Niña, os extremos entre calor e frio devem ser percebidos com mais facilidade, tanto que as madrugadas tendem a ser mais agradáveis do que o normal para a estação. “Além do calor forte, poderemos ter a entrada de períodos curtos de frio mais intenso do que o normal, até com algum risco de geada isolada nas áreras mais altas”, alertou.

Como eu chego lá?

Exceto a praia do Matadeiro, no Sul da Ilha, que só pode ser conhecida a pé, as outras praias visitadas pela equipe do jornal Notícias do Dia têm ruas e rodovias que as ligam facilmente. Há linhas de ônibus para todas as praias, mas é importante ficar atento aos horários que, nos fins de semana, tendem a diminuir a frequência de chegadas e saídas.

Nas praias mais badaladas fica difícil estacionar o carro, principalmente durante a temporada. Na Mole, Joaquina e Barra da Lagoa há estacionamentos pagos e o preço varia entre R$ 4 e R$ 10 a hora. Em Jurerê Internacional há várias vagas públicas.

(Por Saraga Schiestl, ND, 22/12/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *