Prefeito e Ministro da Ciência e Tecnologia analisam projetos para Florianópolis
14/11/2011
Prefeitura estuda colocar 111 estações de aluguel de bicicletas em Florianópolis
14/11/2011

Trabalhadores responsáveis pela coleta de lixo em Florianópolis ameaçam entrar em greve

Diretoria da Comcap acredita que impedirá a medida com negociações
Funcionários da Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap), responsáveis pela coleta de lixo em Florianópolis, ameaçam entrar em greve caso não ocorra alterações em 17 das 73 claúsulas para a definição do acordo coletivo. Na próxima quarta-feira, 16 de novembro, a questão deverá ser definida em uma nova assembléia, às 7h.
Os funcionários valorizam as medidas oferecidas pela empresa, mas dizem estar longe de uma situação satisfatória. A representante do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Municipal (Sintrasem), Rosangela Soudatelli, afirma que as reivindicações contemplariam não só os empregados, mas toda a população de Florianópolis.
— As mesas de negociações foram produtivas, mas desconsideram questões importantes, como investimentos em maquinário novo, pois os equipamentos estão deteriorados e comprometem o serviço. A questão da reciclagem também é muito importante, e as propostas apresentadas não são suficientes para suprir os problemas atuais.
Para demonstrar a deficiência no serviço e alertar a população, a representante frisa o fato de que há dez anos a Comcap tinha 1,2 mil funcionários. Atualmente, o total de trabalhadores é de 1,5 mil.
A exigência de novos concursos públicos por parte dos sindicalistas seria para ampliar o atendimento e resolver o problema. A empresa chegou a incluir o item entre as claúsulas questionadas. Mas o número de ofertas de vagas não agradou os trabalhadores.
A redução da jornada de trabalho de oito para seis horas, sem redução de salário, segundo Rosangela é fundamental para a vida útil do trabalhador. Ela informa que raramente algum funcionário alcança 21 anos de empresa sem graves problemas de saúde por causa da desgastante rotina.
O diretor da Comcap, Marius Bagnati, esteve reunido com membros do Sintrasem no fim da tarde desta sexta-feira na tentativa de impedir a medida. Para isso, ele firmou modificação em quatro cláusulas.
Na manhã deste sábado Marius visitará a sede da empresa para conversar com os trabalhadores. A falta de informação sobre os benefícios acertados com os sindicalistas poderia ser um dos motivos da insatisfação dos funcionários.
Segundo a assessoria da Comcap, a empresa já teria cedido alguns benefícios: a reposição de 100% da inflação no período de um ano foi anunciada na reunião, assim como a ampliação de incentivo salarial para quem concluir novos níveis de escolaridade, antes até o segundo grau e agora até pós-graduação.
O aumento do valor diário pago pelo vale alimentação deve ser reajustado de R$ 13 para R$ 14. As chefias dos funcionários também teriam cursos de capacitação gerencial e de relações humanas.
Os funcionários queriam, ainda, receber o correspondente a todos os dias do mês e não somente aos dias trabalhados, mas não obtiveram sucesso neste caso. A diretoria teria considerado um exagero, já que a maioria das empresas cobrem apenas os dias de serviço.
(Por Joyce Santos, DC, 11/11/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *