A síndrome das pontes
28/11/2011
Correios Brasil Masters Cup reúne os melhores tenistas do Brasil em Florianópolis
29/11/2011

Programa SC@2022 quer transformar SC em referência na política de inovação com sustentabilidade

Construir a nova economia catarinense, com base na inovação e sustentabilidade. Este é o principal objetivo do governo catarinense com programa SC@2022. De acordo com o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Paulo Bornhausen, o programa foi desenvolvido a partir de um diagnóstico que mostra que o Estado, para continuar sendo líder nacional, precisa agregar à sua cadeia produtiva tradicional fatores que hoje conformam o diferencial em todo o mundo. “Entre eles está a inovação, tanto tecnológica como em gestão e processo e, sobretudo, na educação”, esclarece Bornhausen.

Ainda de acordo com o secretário, a meta do SC@2022 é transformar o Estado em referência nacional na política de inovação com sustentabilidade, com geração de emprego e renda, promovendo o desenvolvimento econômico e preservando o meio ambiente. O projeto é subdividido em quatro programas: InovaSC, Nova Economia, Meio Ambiente Legal e GeraçãoTEC. “A ideia é contemplar todo o setor produtivo catarinense. Isso será possível porque todas as ações acontecem em todo o Estado”, afirma o secretário.

AÇÕES

O InovaSC, voltado para execução de programas de pesquisa, desenvolvimento e inovação, integra os polos e distritos da inovação, parques tecnológicos e incubadoras de todo o Estado, como o Sapiens Parque, numa ação coordenada pelo governo em união com a iniciativa privada e universidades. O programa ainda inclui outros projetos como o Sinapse da Inovação e acordos internacionais direcionados e centros de design digital.

O programa Nova Economia, voltado às micro e pequenas empresas, tem como ações fornecer juro zero ao microempreendedor individual, linha de crédito sem juros e com consultoria de gestão financeira e de inovação. O governo também pretende desenvolver os polos setoriais industriais, da economia verde e as áreas de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

O programa Meio Ambiente Legal tem como objetivo possibilitar investimentos sustentáveis e qualidade de vida para a população catarinense. Através do projeto, são elaborados relatórios de emissão de gases efeito estufa e o relatório de sustentabilidade ambiental.

Já o GeraçãoTEC irá atuar na formação profissional dos jovens catarinenses, com foco no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Todos os projetos têm como parceiros o Sebrae, Badesc, Fapesc, Fundação Certi, entre outras instituições. O investimento total é de R$ 1 bilhão e está prevista a geração de 50 mil novos empregos até 2014.

“As expectativas são concretas. O que a Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável está fazendo é parte do plano do governo de Raimundo Colombo. Santa Catarina deve alcançar, até 2014, o patamar de liderança nacional na economia com sustentabilidade, na qualidade de vida, no desenvolvimento das pessoas, com standart internacional”, prevê Bornhausen.

Para mais informações a respeito do programa, clique aqui.

(Noticenter, 23/11/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *