Quatro pareceres fazem restrições para o hotel na Ponta do Coral
12/09/2011
Parada da Diversidade movimenta o turismo de Florianópolis
12/09/2011

Fatma divulga Relatório de Balneabilidade Nº 38

Chuvas comprometem balneabilidade. Estudo aponta que 58 pontos estão impróprios dos 195 pontos monitorados no Estado e 33 pontos estão impróprios dos 65 pontos avaliados em Florianópolis

A Fundação do Meio Ambiente – FATMA divulga nesta sexta-feira (09/9), o Relatório de Balneabilidade Nº 38, que traz a atualização dos pontos visitados e monitorados ao longo do litoral Catarinense. As visitas desta semana atualizam os dez pontos da Praia Central em Balneário Camboriú em amostras coletadas na terça-feira (6). O monitoramento cobre todo o litoral, de Passo de Torres, ao Sul, a Itapoá, ao Norte.

Por problemas operacionais ainda não foi possível coletar amostras de todos os pontos da programação, ainda faltando visitar Itajaí, Navegantes, Penha e Piçarras. O relatório de balneabilidade abrange os 531 quilômetros de extensão do litoral catarinense e analisa 195 pontos em 27 municípios de norte a sul do Estado.

De acordo com as conclusões do relatório, as chuvas fortes verificadas no Estado comprometeram a balneabilidade principalmente nos pontos monitorados em Florianópolis. As fortes chuvas prejudicaram os balneários de Canasvieiras, Cachoeira do Bom Jesus, Jurerê e Jurerê Internacional, todos no Norte da Ilha.

Para classificação da condição do ponto são consideradas as cinco últimas coletas semanais consecutivas, ensaiadas em laboratório por 24 horas. O ponto é considerado impróprio quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas cinco semanas anteriores no mesmo local a densidade da bactéria Escherichia coli for superior a 800 NMP (número mais provável) por 100 ml ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia Coli por 100 mililitros.

Chuvas agravam contaminação

O ponto monitorado na praia da Cachoeira do Bom Jesus, na Capital, teve resultado de 2400 NMP por 100 ml, passando a impróprio, pois vinha classificado como próprio nas últimas avaliações. A praia de Canasvieiras teve cinco de seus seis pontos classificados como impróprios, os cinco com resultados superiores a 5000 NMP por 100 ml, sendo o único a manter sua classificação de próprio o ponto 20, localizado na Rua das Flores.
No balneário de Jurerê tradicional os pontos monitorados passaram à condição de impropriedade pois os resultados obtidos nos ensaios foram superiores a 5000 NMP por 100 ml e em Jurerê Internacional, que teve o resultado de 2200 NMP por 100 ml,

Conforme o responsável técnico pelas análises elaboradas pela Gerência de Pesquisa e Análise de Qualidade Ambiental da FATMA, Marlon Daniel da Silva, em Canasvieiras o rompimento da barra do rio do Braz, entre Ponta das Canas e Canasvieiras, acabou comprometendo a qualidade dos pontos monitorados naquele balneário. A margem do rio do Braz possui uma Estação Elevatória de Esgoto. Nos demais o aporte de águas contaminadas por braços de rio potencializou a Impropriedade dos pontos amostrados.

De acordo com Marlon Silva, as fortes chuvas provocam alagamentos, elevam o lençol freático e acabam comprometendo os sistemas individuais de tratamento de esgoto (fossas). Ele aponta que no caso de Canasvieiras o sistema público de coleta e tratamento de esgoto permite a entrada da água das chuvas, colapsando o sistema e fazendo com que o esgoto sanitário acabe nas calhas pluviais e ou rios.

Em virtude das fortes chuvas ocorridas, Marlon faz um alerta os prováveis usuários das águas litorâneas para que evitem o banho de mar ou qualquer outro uso, recreação nos próximos dias nos pontos considerados impróprios. Ele recomenda também evitar contatos desnecessários com águas paradas, estagnadas ou nos pontos de chegada de rios, valas ou tubulões, principalmente em locais densamente povoados.

O relatório completo está disponível para download clicando no link.

(Fatma, 12/09/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *