Florianópolis no Google Maps
03/08/2011
Santa Catarina lança projeto Força Tur que envolve as secretarias de Turismo e Segurança Pública
03/08/2011

Situação das restingas em Florianópolis

A Ilha de Santa Catarina e todo o município estão inseridos no bioma Mata Atlântica, apresentando ambientes de florestas, mangues, lagoas restingas e dunas.

O município tem cerca de 100 praias, diversos costões rochosos, dunas e cerca de 30 ilhotas complementam a beleza das praias. Cerca de 40% da Ilha é caracterizada legalmente como APP – Área de preservação permanente.

O ambiente dunar juntamente com as faixas de praia são feições geomorfológicas, integrantes dos ecossistemas da planície litorânea. Além de compor bela paisagem, possuem relevada importância ecológica sendo extremamente importante à preservação da biodiversidade faunística e florística.

Conforme explica o biólogo Francisco Antônio “Por não haver uma denominação especifica para a área de vegetação pré-marinha (que antecede o mar), foi então adotado e popularizado o termo cientifico restinga.”

Devido à alta permeabilidade do solo, possui indiscutível relevância ambiental, devem ser preservadas de forma absoluta, isto é, sem sofrer qualquer processo de modificação ou ocupação.

Nos últimos anos, as ocupações irregulares e o crescimento urbano desordenado têm sido ameaças constantes ao frágil equilíbrio ambiental.

Dessa forma, a prefeitura municipal de Florianópolis por meio da Floram, seu corpo técnico e equipe de fiscalização, adota posturas para manutenção da integridade desses ecossistemas, os quais, além do monitoramento, são aplicadas medidas mitigadoras para, recuperar e conservar as dunas frontais e a faixa de praia, onde, existe nível degradação ambiental decorridos, principalmente das açõe humanas.

Para conter a degradação de restingas, garantindo, especialmente, que estas possam continuar exercendo sua importante função ambiental de fixadoras de dunas e estabilizadoras de manguezais.

(PMF, 03/08/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *