Obras inacabadas servem de lar para moradores a procura sem-teto
17/08/2011
Venda das ações da Casan promete polêmica na AL
17/08/2011

Servidora fez denúncia sobre Ibama em 2007

Técnica ambiental alertou sobre suspostas irregularidades envolvendo os mesmos fiscais citados no inquérito da Deic
Um documento interno do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) a que o DC teve acesso mostra que são antigas as denúncias envolvendo fiscais do órgão ambiental em Florianópolis por suspeitas de irregularidades. Há mais de três anos, houve citação de sumiço de processo de autuação de uma empresa, pedidos para fiscalizar outra empresa e até menção a pagamento de valores para anulação de auto de infração.

As informações constam num processo envolvendo servidores em 2007. São os mesmos funcionários que hoje figuram no inquérito da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic) como integrantes de um grupo que estaria extorquindo empresários da Grande Florianópolis.

Uma técnica ambiental do Ibama que assina o documento e hoje não quer ser identificada, diz que os fiscais pediam a ela a troca de processos de autuação. Um dos que ela cita é Eduardo Benício de Abreu, o servidor apontado pela Deic como um dos que estariam cobrando propina dos empresários para deixar de multar ou embargar empreendimentos de São José. O empreendimento citado pela servidora é de Palhoça.

Ela afirma ter sofrido constrangimentos por fiscais, que avisavam: “Cuidado, tu pode sofrer represália” ou “esses caras são vingativos”. A servidora transcreve a referência feita por um dos fiscais a um político como forma de intimidá-la para que não multasse a empresa de Palhoça: “Eles são gente ‘nossa’, amigos do deputado, uma hora você pode precisar da gente e não podemos vacilar”. O documento faz menção a um advogado da empresa multada que teria oferecido R$ 7,5 mil em troca de uma “consultoria” no processo a fim de anular a decisão (a multa foi de R$ 150 mil).

Ela denunciou os fatos à Polícia Federal. O delegado chefe de comunicação social da PF, Ildo Rosa, confirmou que desde 2006 há investigação em torno de servidores do Ibama, mas não soube informar quais foram os desdobramentos. O superintendente do Ibama, Kleber Isaac Silva de Souza, estava com o celular desligado ontem à tarde e não foi encontrado.

O advogado Clovis Barcellos Junior, defensor de Eduardo Benício de Abreu, disse que o cliente não responde a nenhum processo criminal e que está sendo alvo de perseguição porque estaria cotado para ser superintendente do órgão em SC.

(Por Diogo Vargas, DC, 17/08/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *