Política de habitação em Santa Catarina é tema de encontro na Capital
02/08/2011
Sem previsão para reabrir o Palácio Dias Velho
02/08/2011

Da coluna de Carlos Damião (ND, 02/08/2011)

Diretora de Planejamento do Ipuf pretende apresentar o projeto de restauração do prédio histórico no dia 31 deste mês

Já existe uma data para que os florianopolitanos conheçam o projeto de restauração da antiga Casa de Câmara e Cadeia. E nem é uma data tão distante. Segundo a diretora de Planejamento do Ipuf (Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis), arquiteta e urbanista Vera Lúcia Gonçalves da Silva, será possível apresentar as linhas gerais do projeto no dia 31 deste mês, mesmo que o projeto final ainda dependa de alguns procedimentos básicos, como a prospecção arqueológica em oito escavações determinadas nos estudos prévios realizados. O contrato com a Sapienza Pesquisa e Gestão do Patrimônio Ltda., no valor de R$ 26.293,33, já foi assinado e a empresa vai começar o trabalho, extremamente delicado e minucioso, nos próximos dias.

Formiguinha

Aliás, quando se trata da antiga Casa de Câmara e Cadeia – que futuramente será o Museu da História da Cidade -, tudo é minucioso e delicado. Trabalham no inventário apenas um arquiteto, um restaurador, um desenhista e dois estagiários, num verdadeiro “trabalho de formiguinha”. Isso explica em parte porque tudo demora tanto, causando relativa impaciência em quem observa o prédio fechado.

Jeitinhos

Detalhe por detalhe, tudo foi reconstituído pelos especialistas do Ipuf. E o que mais impressiona até os leigos, como este colunista, são as deturpações físicas a que o edifício foi submetido enquanto sediou a Câmara de Vereadores. A falta de zelo com o patrimônio histórico é flagrante em inúmeras intervenções, adaptações e “jeitinhos” aplicados durante as últimas décadas.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *