A poluição do mar e o desabafo do prefeito
03/03/2011
Florianópolis vai perder o conceito de cidade desejada?
03/03/2011

Embarcação chega em março para demonstração de transporte marítimo na Grande Florianópolis

Catamarã tem capacidade para 120 lugares e é ideal para condições climáticas da região

A chegada de uma embarcação catamarã, em março, a Palhoça é o primeiro passo para a tentativa de se implantar o transporte marítimo na região da Grande Florianópolis. A iniciativa do prefeito do município, Ronério Heiderschedit, ganhou o apoio de Biguaçu e da câmara de vereadores de Florianópolis.

Segundo Heiderschedit, a embarcação tem condições ideais para operar na região das baías sul e norte e representa uma economia de tempo e dinheiro. A catamarã será implantada também entre as cidades de Porto Alegre e Guaíba, no Rio Grande do Sul, onde o trajeto que de carro demora 50 quilômetros, cai para 20 minutos de barco.

A embarcação deve chegar a Palhoça entre os dias 20 e 25 de março, quando a população, representantes dos municípios vizinhos, Marinha e Superintendência do Patrimônio da União terão uma amostra de como ela poderá operar na região metropolitana de Florianópolis. A meta, segundo Heiderschedit, é de que o transporte marítimo esteja funcionando em seis meses.

— O usuário é quem vai ganhar com o transporte marítimo — defende o prefeito de Palhoça.

Heiderschedit usa o exemplo gaúcho para falar da viabilidade financeira da embarcação. No Estado vizinho, a viagem de cerca de 40 quilîmetros custa R$ 6,50 de ônibus e R$ 7 de barco. O catamarã percorre 45 quilômetros por hora e tem 18 metros de comprimento por 6 metros de largura.

(DC, 03/03/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *