As duas avenidas do coração de Florianópolis
10/01/2011
Emergências dos hospitais ficam lotadas na temporada e espera por atendimento é longa
10/01/2011

PNUD reunirá textos sobre a sustentabilidade do meio ambiente no Brasil

Agência da ONU vai selecionar artigos sobre o Brasil no ODM Ambiental

O PNUD Brasil está selecionando artigos acadêmicos que farão parte de uma publicação sobre o sétimo ODM (Objetivo de Desenvolvimento do Milênio), voltado à sustentabilidade ambiental. A obra com os textos escolhidos deverá aprofundar o conhecimento sobre as metas e os indicadores ambientais em nível regional e local, avaliar o cumprimento dessas metas e, eventualmente, propor a revisão ou o acréscimo de novos indicadores.

O edital para seleção de textos, aberto até 15 de fevereiro, aponta que o objetivo é “apresentar uma perspectiva crítica na problematização da questão da sustentabilidade ambiental”, tendo como base o sétimo ODM. “Queremos ir além dos números”, resume o coordenador da unidade de Meio Ambiente e Desenvolvimento do PNUD, Carlos Castro.

A seleção é de artigos prontos — não de temas ou propostas de abordagem. O edital não estipula um tamanho máximo ou mínimo para os textos, mas determina que eles devem ser enviados em meio digital (doc ou pdf) e seguir as regras da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Uma banca examinadora vai analisar os escritos; os 30 melhores serão apresentados em um seminário realizado pelo PNUD, com participação de especialistas do setor. Os textos selecionados vão ser publicados e poderão servir de referência para um relatório específico sobre o sétimo Objetivo do Milênio.

Metas e indicadores

O ODM voltado ao meio ambiente, tal como aprovado em 2000 pelos países-membros da ONU, é composto de quatro metas. Apenas uma, sobre água e saneamento, explicita prazo e proporção do que deve ser feito.

Meta 7A — Integrar os princípios do desenvolvimento sustentável nas políticas e programas nacionais e reverter a perda de recursos naturais

Indicador 7.1: Proporção de áreas terrestres cobertas por florestas.
Indicador 7.2: Emissão de gás carbônico per capita e emissão de gás carbônico por cada dólar do PIB
Indicador 7.3: Consumo de sustâncias que degradam a camada de ozônio
Indicador 7.4: Proporção de peixes dentro de limites biológicos seguros
Indicador 7.5: Proporção do total de recursos hídricos utilizada

Meta 7B — Reduzir a perda de diversidade biológica e alcançar, até 2010, uma redução significativa na taxa de perda

Indicador 7.6: Proporção de áreas terrestres e marinhas protegidas
Indicador 7.7: Proporção de espécies ameaçadas de extinção

Meta 7C — Reduzir pela metade, até 2015, a proporção da população sem acesso permanente e sustentável a água potável segura e esgotamento sanitário

Indicador 7.8: Proporção da população com acesso a uma fonte de água tratada
Indicador 7.9: Proporção da população com acesso a melhores condições de esgotamento sanitário

Meta 7D — Até 2020, ter alcançado uma melhora significativa nas vidas de pelo menos 100 milhões de habitantes de bairros degradados

Indicador 7.10: Proporção da população urbana vivendo em assentamentos precários

(PrimaPagina/PNUD, 06/01/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. meundo disse:

    isso é muito importante para acontecer por que o meio ambiente é muito importante para nois e para o mundo principalmente o Brasil.
    obrigada pela notica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *