Cidadania
06/12/2010
Cartilha incentiva educação ambiental
06/12/2010

Luz para o Parque da Luz

Um termo de cooperação para iluminar o espaço será assinado hoje e 65 postes deverão ser instalados até o final do ano

Um novo capítulo na história da revitalização do Parque da Luz, localizado na cabeceira insular da Ponte Hercílio Luz, no Centro de Florianópolis, acontece hoje. Sessenta e cinco postes de iluminação de bateria solar serão instalados na área até o final do ano. O termo de cooperação entre a Fundação Municipal Meio Ambiente (Floram) e a organização não-governamental FloripAmanhã, com a participação da Associação Amigos do Parque da Luz (AAPluz), vai ser assinado hoje.

De acordo com moradores e visitantes do local, essa é apenas uma das medidas para a revitalização total do parque. Não é exagero afirmar que a maioria conhece alguma história negativa que envolve o local. Alguém que já foi assaltado, consumo de drogas, lixo espalhado. Foram muitos os projetos de revitalização no decorrer dos anos e a sensação para os que andam hoje no espaço é de total abandono.

Na sexta-feira, um grupo de adolescentes fazia um piquenique de amigo-secreto. Para Tayana Passos, o parque é bom, mas falta manutenção.

– De noite não dá para arriscar.

Alguns metros adiante, um homem fumava um cigarro de maconha.

Muitos projetos de revitalização já foram elaborados, mas ações efetivas para transformar o lugar demoram para acontecer. Jamile Silveira Nunes, que caminha diariamente no parque com a sobrinha de um ano, reclama que o local não é seguro.

– A primeira vez que eu vi uma pessoa consumindo drogas, era um homem cheirando cocaína. Em alguns anos, acho que tudo aqui vai ser condomínio de luxo, você não acha? – questiona Jamile.

Lei proibe a especulação imobiliária no local

A especulação imobiliária não preocupa a AAPluz. De acordo com o presidente da associação, Carlos Stadler, a área não corre risco de deixar de ser um parque porque a legislação a classifica como Área Verde de Lazer (AVL). Quanto à presença de usuários de drogas na região, a associação acredita que eles devam sair com o início das atividades sócio-culturais.

De acordo com a AAPluz, para o próximo ano serão desenvolvidas atividades de fisioterapia, ginástica e artes marciais. O projeto Floripa Ativa, mais voltado à terceira idade, também deve estar no parque.

(PEDRO SANTOS, DC, 06/12/2010)

Sem agredir o meio ambiente

O projeto de iluminação pública que vai ser implantado no Parque da Luz conta com uma tecnologia ecologicamente correta de captação de luz solar. Serão 65 postes de quatro metros de altura com lâmpadas frias carregadas com bateria solar. De acordo com Gerson Basso, superintendente da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis (Floram), essa tecnologia vai ter custo zero para o município.

A assinatura do termo de cooperação está marcada para hoje, na sede da Floram, onde serão discutidos as licenças do parque e o dia da inauguração. O projeto faz parte do programa Adote uma Praça, que já revitalizou outros espaços públicos como a Praça Celso Ramos. A empresa que realizará a instalação e manutenção dos postes é a KyotoBrasil, instituto técnico-ambiental que está chegando a Florianópolis.

– As empresas têm que ter essa responsabilidade e compromisso com a cidade em que elas estão inseridas. Trata-se de uma boa relação delas com a sociedade. Consciência social é fundamental – destaca o superintendente da Floram.

Para a Associação Amigos do Parque da Luz, a iluminação do parque sempre foi um assunto complicado. A associação quer evitar que a luz afaste a presença de pássaros que povoam o local.

– A instalação tem que ter critérios para não espantar os pássaros, que são atraídos pelas árvores frutíferas – pondera a responsável por projetos na AAPluz, Cristina Dalla Nora.

A saída foi elaborar um plano em que as luzes apaguem em certos pontos por duas horas. A organização não-governamental FloripAmanhã, autora do Adote uma Praça, em vigor desde 2007 também estará presente na reunião de hoje. O projeto liga empresas interessadas em investir em obras públicas com a prefeitura, que é a responsável pela execução do termo de compromisso e fiscalização.

(DC, 06/12/2010)

Projetos para vários pontos

Um projeto elaborado por diversas entidades – entre elas a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF) e a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) – tramita em Brasília para revitalizar diversos pontos de Florianópolis, como a Praça XV, o Palácio Cruz e Sousa e o Parque da Luz. O projeto Corredor Cultural, estimado em R$ 3 milhões, de acordo com a Floram, prevê uma revitalização total do Parque da Luz.

Se o projeto for aplicado, o local terá um novo campo de futebol, quadra de vôlei, academia para idoso, dois playgrounds, sem contar com a visão do lago, que hoje está debaixo da vegetação e não é acessível para os visitantes.

– Atualmente está parado em Brasília. Só utilizamos o projeto elétrico, que vai ser implantado neste mês – diz Gerson Basso, superintendente da Floram.

A professora Maria da Graça Agostinho desenvolveu sua tese de doutorado estudando o Parque da Luz. Para ela, a revitalização é fundamental porque o espaço público das cidades são frequentemente locais de desigualdade social, segregação e violência. A luta pela revitalização do Parque da Luz seria um contraponto a essa tendência de degradação nos centros das grandes cidades.

(DC. 06/12/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. meundo disse:

    que bom que vão ser instalados esses poste por que assim o lugar vai ficar mais claro e melhor para podermos passeiar eu gostei muito.
    obrigada pela noticia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *