Departamento de Poluição Sonora atende denúncias
22/11/2010
Mix do mercado
22/11/2010

Ernesto São Thiago: OSX impulsionaria o turismo náutico

Da coluna Ponto Final, por Carlos Damião (ND, 20/11/2010)

O empresário Ernesto São Thiago é um idealista. Diretor de Turismo da Acif (Associação Comercial e Industrial de Florianópolis), Ernesto sonha com a Grande Florianópolis recuperando aquilo que sempre teve de melhor, a relação íntima com o mar. Polêmico, ele esteve à frente da batalha pelo estaleiro da OSX em Biguaçu, perdida na última terça-feira. Conversamos com o empresário sobre este e outros temas relacionados ao mar.

Notícias do Dia – Por que a sua obstinação pela atividade marítima?

Ernesto São Thiago – O que me move em favor da navegação é a mentalidade marítima, a visão de quão importante o modal marítimo é para o desenvolvimento da nossa região, especialmente no turismo.

ND – Mas por que há tantos obstáculos legais para que isso seja possível?

Ernesto – Ora, essa é uma questão ambiental. O modal marítimo polui muito menos e custa muito menos do que o modal rodoviário, tanto para implantar quanto para operar.

ND – Insistimos: por que há tanta dificuldade para se lidar com a questão ambiental nesse campo?

Ernesto – Será que, se os supostos “ambientalistas” fossem analisar a abertura ou ampliação de uma rodovia, ou o tráfego sobre elas, com a mesma maximização do risco à saúde humana com que se debruçaram sobre a dragagem do canal Norte, alguma estrada estaria ainda aberta ou sendo implantada?

ND – O que a região da Capital perdeu com a desistência da OSX?

Ernesto – Perdemos a chance de ganhar uma hidrovia que dificilmente o poder público poderá implantar, em função do custo elevado. Isso impulsionaria o turismo náutico e de cruzeiros na Grande Florianópolis, assim como o iatismo e o retorno das empresas de pesca industrial, que perdemos pelo assoreamento do Canal Norte.

ND – E o estaleiro em si?

Ernesto – A OSX tinha um belíssimo plano de sustentabilidade, que poderia proteger os golfinhos, ameaçados de extinção, e resgatar a Baía Norte; e os pescadores artesanais e maricultores também seriam beneficiados com o empreendimento, pois receberiam qualificação por meio de ações sociais da companhia.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *