ADVB/SC divulga em Florianópolis cases vencedores do Top Turismo 2010
05/10/2010
Mobilidade urbana
05/10/2010

Arte eclética

Três mostras que serão abertas hoje à noite apresentam obras que vão do bico-de-pena a instalações multimídia

Três exposições movimentam o cenário das artes plásticas em Florianópolis. No Espaço Cultural do BRDE, a Confraria Destherrense apresenta Pintando Florianópolis VI. Diego de Los Campos e Leandro Lopes de Souza traduzem Lista Negra por meio de desenhos e animações. Vídeo, objetos, instalação e texto compõem Dicionário de Ideias Feitas, no Instituto Meyer Filho.

Nesta edição do Pintando Florianópolis VI o homenageado é Domingos Fossari, artista que destacou-se por desenhos com bico-de-pena e aquarelas. Admirador dos impressionistas, gostava de retratar os casarões da Florianópolis antiga nos dias de sol. Entre seus artistas favoritos estavam El Greco, Debret e Martinho de Haro.

Fossari foi colaborador de vários jornais como chargista e ilustrador. Descrevia a caricatura como uma “fotografia subjetiva”, sendo a forma mais próxima do que a memória inconsciente poderia guardar de alguém. Com um traço diferenciado, Fossari fez do acabamento impecável de seus trabalhos sua marca registrada. A mostra traz telas pintadas por Cipriano, Estela Ramos, Lúcio Lanzone, Gonzaga, Marezane, Mausé, Onildo Borba e Solí. A abertura é hoje, às 19h, com participação do coral do Banco do Estado de Santa Catarina (Besc) com apoio do Banco do Brasil, regido pela maestrina Melina Figueiredo Alves de Arruda.

No prédio da Galeria Municipal Pedro Paulo Vechietti, desenhos e animações integram a exposição Lista Negra, com trabalhos de Diego de Los Campos e leandro Lopes de Souza. Aberta até 29 de outubro, a exposição é composta por 18 desenhos em lápis branco sobre papel negro, no tamanho 63x50cm, incluindo ainda duas animações feitas a partir de desenhos da série. A mostra revela uma severidade lúdica, colocada com liberdade de expressão no conjunto e em cada obra, mas sem deixar de lado o aspecto técnico.

No Instituto Meyer Filho, que fica anexo à galeria, começa a exposição Dicionário de Ideias Feitas. Sob curadoria de Victor da Rosa, a mostra tematiza sobre o uso da escrita na arte contemporânea, contemplando trabalhos dos artistas Cildo Meireles, Cláudio Trindade, João Serraglio, Omar Piando, Rafael Rocha, Ronald Polito e ERRO Grupo.

Agende-se
O quê: exposição Releitura de Domingos Fossari
Abertura: hoje, às 19h
Visitação: de amanhã a 22 de outubro, das 9h às 19h, de segunda a sexta-feira
Onde: Espaço Cultural Governador Celso Ramos – BRDE (Av. Hercílio Luz, 617, Centro, Florianópolis)
Quanto: gratuito
O quê: exposição Lista Negra
Abertura: hoje, às 19h30min
Visitação: até 29 de outubro, das 13h às 19h
Onde: Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti (Praça XV de Novembro, nº 180, Centro – telefone 48-3228-6821)
Quanto: gratuito
O quê: exposição Dicionário de Ideias Feitas
Abertura: hoje, às 19h30min
Visitação: até 20 de outubro, das 13h às 19h
Onde: Instituto Meyer Filho (Praça XV de Novembro, nº 180, Centro – telefone 48-3228-6821)
Quanto: gratuito

(DC, 05/10/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *