Baleias
19/09/2010
Funcine comemora 21 anos
19/09/2010

Sambaqui rejeita estaleiro na Baía Norte de Florianópolis

Do blog Sambaqui na Rede 2, do jornalista Celso Martins (18/09/2010)

Depois da Daniela e de Jurerê Internacional, foi a vez de Sambaqui dizer não ao Estaleiro OSX na Baía Norte de Florianópolis. O ato iniciado às 16 horas na praia das Flores foi marcado pela instalação de bandeiras pretas em protesto contra o empreendimento, discursos de lideres comunitários e apresentação do Boi de Mamão e do Pau-de-Fita de Sambaqui.

Apesar do forte vento, dezenas de pessoas se reuniram para condenar o estaleiro que pode causar danos irreversíveis à pesca, à maricultura e ao turismo, afetando as bases sócio-econômicas e culturais das comunidades no entorno das baías de Florianópolis. A iniciativa da Associação de Moradores de Sambaqui (ABS) teve o apoio do Movimento em Defesa das Baías de Florianópolis.

Apenas um vereador, Ricardo Camargo Vieira, prestigou o evento. O próximo passo será a realização de uma manifestação no Centro de Florianópolis, antes das eleições, visando incluir o tema no debate eleitoral – até o momento o empreendimento não foi discutido por nenhum candidato, partido ou coligação. (C. M.)

Protesto

Da coluna Ponto Final, por Carlos Damião (ND, 20/09/2010)

Moradores do Norte da Ilha participaram do ato público contra o estaleiro e em defesa das baías de Florianópolis no sábado, em Sambaqui, organizado pela Associação de Bairro de Sambaqui e Movimento em Defesa das Baías de Florianópolis. O protesto incluiu manifestações culturais, como nosso tradicional boi-de-mamão.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. raquel macruz disse:

    De fato, apenas um vereador estava presente no evento, mas é importante lembrar que vários candidatos tb lá se apresentaram. Vale mencionar também, para enriquecer as informações, que alguns deles não são apenas candidatos… são também militantes do movimento ecológico e social, que tem participado ativamente do Movimento em Defesa das Baías de Florianópolis de forma combativa e assídua.Quanto a posicionamentos com relação ao estaleiro, o candidato a governador do PSOL já fez declaração pública contra o Estaleiro e o candidato a deputado federal, Gert Schinke, também do PSOL, sempre declarou sua veemente oposição à construção do estaleiro e é militante do movimento desde seu início. Vale conferir sua feroz e aclamada intervenção contra o empreendimento durante a AP da OSX em Jurerê. E assim como ele, outros colegas militantes desse movimento e tb candidatos já se posicionaram contra .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *