Aeroporto
02/08/2010
A arquitetura da adaptação
02/08/2010

Empreendimento “Triple A” no lugar do Meiembipe

Da coluna Ponto Final, por Carlos Damião (ND, 02/08/2010)

Ninho perdido

Leitor Paulo Roberto envia mensagem relatando sua preocupação com o destino da reserva de Mata Atlântica que fica no entorno do antigo Motel Meiembipe. O tradicional estabelecimento da SC-401, primeiro do gênero na Grande Florianópolis, inaugurado em 1974, foi negociado com o grupo gaúcho CFL. A área tem 175 mil metros quadrados e, no lugar do ninho de amor, surgirá um complexo corporativo Triple A (conceito máximo em sofisticação).

Via Floripa

No site da empresa de comunicação que atende a CFL está explicado que o empreendimento ocupará 50 mil metros quadrados (menos de um terço da área total do terreno) e que o projeto integra a chamada Via Floripa, “parte nobre da SC-401 (…), parceria entre governo e iniciativa privada. A ideia é transformar o local numa avenida charmosa, com muito verde, calçadas largas, ciclovia, espaços para eventos e quiosques para aluguel de bicicletas”. A tal parte nobre fica entre o viaduto do Monte Verde e o acesso a Cacupé.

Perdas acumuladas

A preocupação do leitor, quanto à preservação ambiental, é justificada – afinal, já perdemos muito da nossa qualidade de vida com intervenções contínuas, mudanças oportunistas no Plano Diretor, descaso oficial e tantos outros desacertos históricos. E, sinceramente, perder o Meiembipe – ponto de referência indispensável de nossa memória recente – é apenas mais um pequeno detalhe nessa avassaladora trajetória do “progresso”.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *