Maioria da população desconhece o conceito de sustentabilidade
26/05/2010
Santa Catarina lança “Programa Jogue Limpo”
27/05/2010

Situação da praia da Armação preocupa deputado

O deputado Lício Mauro da Silveira (PP) visitou a praia da Armação do Pântano do Sul, na terça-feira (25), onde a situação por causa das enchentes e da ressaca do mar é gravíssima. O mar está avançando e destruindo residências, estabelecimentos comercias e o patrimônio público.

Diante desta circunstância, o parlamentar convidou o presidente da Associação dos Pescadores Artesanais da Praia da Armação do Pântano do Sul, Fernando Sabino, para falar em plenário sobre os problemas que a comunidade está enfrentando.

Sabino expôs a situação na sessão de terça-feira (25/05) à tarde e explicou que já entregou ao prefeito Dário Berger o Projeto Executivo de Recuperação e Desassoreamento do Rio Quinca Antônio, na Armação, mas que é preciso dar agilidade a liberação de recursos, pois o projeto tem que ser executado urgentemente. “A comunidade está muito preocupada com a rápida deteriorização da faixa de areia na Praia da Armação”, afirmou Sabino.

De acordo com o Projeto Executivo, em 2000 seriam necessários 50 mil m³ de areia para a recuperação da praia, em março deste ano já havia a necessidade de 250 mil m³. Depois dessa última ressaca já é preciso mais de 500 mil m³ de areia.

Outro assunto que preocupa é a questão da Lagoa do Peri, o maior manancial de água potável da Ilha, que está sendo contaminado pela salinidade, podendo, em pouco tempo, prejudicar o abastecimento de água da Costa Leste que abrange os bairros: Campeche, Rio Tavares, Armação, Lagoa da Conceição, Barra da Lagoa, Rio Vermelho, entre outros.

“Com a perda da duna de proteção que separa o mar do Rio e com a constante maré alta que atinge a região, a Lagoa do Peri, fatalmente, será invadida pela água do mar”, explicou o parlamentar.

O deputado Lício sugeriu a formação de uma Comissão Parlamentar e uma audiência com o prefeito de Florianópolis para tratar do assunto.“Há problemas conflitantes entre União, Estado e município no que diz respeito às providências operacionais e financeiras que o caso requer e isso precisa ser definido o quanto antes. A situação é grave e piora a cada dia. É preciso tratar este assunto com muita seriedade”, enfatizou Lício.

A solicitação foi encaminhada à presidência da Assembleia Legislativa, que deverá marcar para os próximos dias o encontro entre deputados, prefeito e comunidade.

(Alesc, 26/05/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. LUCIANE LOPES disse:

    OBRIGADO POR ATENDER AO APELO DE TODOS,E TOMAREM UMA MEDIDA DE EMERGENCIA!!!!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *