Saneamento
19/05/2010
Especialista faz análise crítica do Plano Diretor de Florianópolis
19/05/2010

Chuva forte e vento provocam prejuízos na Grande Florianópolis

A combinação de chuva e vento fortes tornou caótico o fim da noite de ontem e o início da madrugada de hoje em cidades da Grande Florianópolis. Houve deslizamentos de terra, queda de energia elétrica, telefones móveis e celulares ficaram mudos, o trânsito foi interrompido e casas foram alagadas.

Em Florianópolis, a Via Expressa chegou a ser interditada no final da noite de ontem por causa de alagamentos na pista e risco de desmoronamentos perto do acesso à Ilha. À meia-noite, o trânsito começou a ser liberado.

Por causa da camada de água nas estradas, motoristas tiveram dificuldade para circular por todas as regiões da cidade. No Bairro Estreito, a pista cedeu perto da loja de veículos importados, abrindo um buraco de quase três metros de comprimento por 1,5 metro de profundidade. Na Rua Antonieta de Barros, a chuva forte derrubou paredes de pelo menos três casas. Ninguém se machucou.

O auxiliar administrativo André Felipe Neto, 21 anos, estava em casa com a família quando a parede caiu, por volta das 23h.

– Foi um susto grande. Deus existe, porque poderia ter acontecido coisa pior – disse.

No Bairro Jardim Atlântico, um córrego transbordou e atingiu pelo menos 35 casas de um loteamento da região. Indiamara Aparecida da Silva Linhares, moradora do local há 14 anos, perdeu móveis e máquina de lavar.

– Perdi coisas que ainda estou pagando. Nunca tinha visto nada parecido – disse ela.

Ely de Freitas Ribeiro, 39 anos, é vizinho de Indiamara. Estava assustado com tanta chuva.

– Não sei para onde ir. As crianças aqui da comunidade foram levadas para a casa de parentes.

No Bairro Coqueiros, o trânsito parou na Avenida Max de Souza por causa do excesso de água na pista. Muitos motoristas procuraram proteção em um posto de combustíveis.

Em Palhoça, 50 casas tinham sido interditadas até o início da madrugada de hoje. Cinco desabaram, segundo a Defesa Civil do município. As regiões mais afetadas pelo temporal foram as praias da Fora, Pontal, Enseada de Brito, Pinheira e Maciambu.

À 1h de hoje, equipes da Defesa Civil tentavam chegar aos morros da Gaivota e São Sebastião para tirar famílias de áreas de risco. Na comunidade Frei Damião, uma das mais empobrecidas da cidade, 20 famílias foram tiradas de casa e levadas a abrigos públicos.

No Bairro Bela Vista, Sueli da Silva, 36 anos, escapou do que poderia ter sido uma uma tragédia. A casa em que estava com quatro filhos entre três e 14 anos desabou.

Ela conseguiu sair da residência quando a parede do banheiro começou a ruir.

– Eu não sei nem por onde recomeçar. Dói nos olhos ver essa situação.

(DC, 19/05/2010)

Florianópolis registra em um dia mais que o dobro da média de chuva prevista para o mês de maio

Volume previsto é de 110 a 120 mm, mas choveu 257,2 mm na Capital nas últimas 24 horas

O volume de chuva em Florianópolis nas últimas 24 horas foi mais que o dobro da média prevista para todo o mês de maio. O normal previsto é de 110 a 120 milímetros no mês, mas choveu 257,2 mm na Capital.

Segundo Leandro Puchalski, da Central RBS de Meteorologia, boa parte desse total ocorreu entre às 22h de terça-feira e às 2h da madrugada de quarta-feira. Houve também fortes rajadas de vento, atingindo 67 km/h.

(DC online, 19/05/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *