Segurança em destaque na agenda da Camara de Vereadores
26/04/2010
Floripa em tom sépia
26/04/2010

OSX tem pior desempenho das empresas de Eike

São Paulo – As ações da OSX (OSXB3) tiveram o pior desempenho do primeiro mês de pregão de todas as empresas do grupo EBX listadas na BM&FBovespa (Veja lista abaixo). Desde a venda inicial de ações (IPO, na sigla em inglês), os papéis da empresa, quando foram negociadas a 800 reais, já recuaram 26%. O Ibovespa, principal índice de ações da bolsa, subiu quase 1% no período.

Os problemas de relacionamento da empresa com o mercado começaram já no período anterior à estreia na bolsa. Com a oferta, a unidade de construção naval do empresário Eike Batista levantou 2,45 bilhões de reais, enquanto a estimativa inicial era de arrecadar até 10 bilhões de reais. A percepção do mercado é de que as incertezas em relação aos projetos da empresa, ainda em fase pré-operacional, estão afetando o desempenho em bolsa.

No centro da discussão está a concessão de uma licença ambiental para o desenvolvimento de um estaleiro em uma área de 3,2 milhões de metros quadrados na região de Florianópolis, em Santa Catarina. Atualmente, o projeto está em meio a um impasse que envolve órgãos ambientais do estado de SC e do Ministério do Meio Ambiente, além do Ministério Público Federal de Santa Catarina. A OSX está em período de silêncio até o próximo dia 27.

O fraco desempenho do IPO da OSX fez com que Batista desistisse de continuar com o plano de vender ações da holding EBX. “Não há como considerar um IPO da EBX hoje”, disse o empresário à agência Bloomberg na semana passada. Segundo ele, atualmente as empresas do grupo somam um valor de mercado de 44 bilhões de dólares. “Antes de 100 ou 120 bilhões de dólares, não iremos realizar o IPO da EBX”.

A oferta também poderia ser prejudicada pelo fato de o mercado não conseguir assumir uma venda de ações da EBX, a sexta do seu grupo, em um momento no qual a Petrobras planeja captar 25 bilhões de dólares até o final de junho. As outras empresas “X” na bolsa são: LLX (LLXL3), OGX (OGXP3), MMX (MMXM3) e MPX (MPXE3).

(Por Gustavo Kahil, EXAME.com, 23/04/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *