Mobilidade
16/04/2010
Mudança no trânsito no Sul da Ilha pode virar permanente
16/04/2010

Caminhos do lixo

Da coluna Visor, por Rafael Martini (DC, 16/04/2010)

A menos que o edital para transporte do lixo seja revisto na nova concorrência pública da Capital, todos os detritos produzidos em Floripa continuarão a circular pelas ruas e avenidas com um único destino: o centro de triagem no Bairro Itacorubi. Dali, cerca de 458 toneladas seguem todas as madrugadas até Biguaçu. São 35 caminhões que percorrem, diariamente, 4,5 mil quilômetros dentro da Capital.

Os técnicos da Comcap chegaram a sugerir que, no edital de R$ 74 milhões, fosse exigido da empresa vencedora a construção de, pelo menos, mais uma estação de transbordo, no Norte da Ilha. O ideal seria mais uma no Sul e outra na parte continental. O fato é que o item não constou do edital. Os novos centros evitariam absurdos, por exemplo, como o de o lixo coletado no Continente ser levado até a Ilha para depois cruzar a ponte, de volta a Biguaçu.

O secretário de Saneamento Ambiental, Átila Rocha, é categórico ao afirmar que não há como misturar, num mesmo edital, a contratação de um serviço e a exigência de uma obra, no caso a nova central de triagem. Mas concorda que existe um contrassenso nas idas e vindas do lixo. Coisas de uma cidade preocupada com o seu futuro…

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *