Clínicas particulares de Florianópolis vão oferecer até fim de março doses da vacina contra gripe A
04/03/2010
O que é consumo consciente?
04/03/2010

Secretaria da Saúde anuncia campanha de vacinação contra a Gripe A (H1N1)

A SES inicia, na próxima segunda-feira (8), a maior campanha de vacinação já realizada em Santa Catarina. A meta é imunizar 2,8 milhões de pessoas contra a gripe A, divididas em cinco grupos. A primeira etapa consiste na vacinação de profissionais de saúde e indígenas e vai até dia 19 de março. Historicamente, a maior mobilização nesse sentido ocorreu em 2008, quando 1,9 milhão de doses contra a rubéola foram aplicadas em adultos de 20 a 39 anos no Estado.

A definição dos grupos que terão prioridade na imunização é resultado de estudos internacionais. Em Santa Catarina, a Vigilância Epidemiológica estadual espera vacinar pelo menos 80% do público-alvo da campanha. Na primeira etapa devem ser imunizados 61 mil profissionais de saúde, número que corresponde a 1% dos habitantes do Estado, e 10 mil indígenas, totalizando 71 mil pessoas. As equipes de saúde, inclusive, aplicarão as vacinas nas aldeias, para facilitar o acesso.

No segundo grupo estão as grávidas, os doentes crônicos e as crianças de 6 meses a 1 ano 11 meses e 29 dias. Em seguida, será a vez dos adultos de 20 a 29 anos. A quarta etapa é composta por idosos que sofram com doenças crônicas elegíveis, e que receberão, simultaneamente, a vacina contra a Gripe A e a vacina contra a gripe comum (sazonal). O restante da população nesta faixa etária (acima de 60 anos) receberá apenas a vacina contra a gripe comum. No último grupo estão os adultos de 30 a 39 anos. Para dar conta da demanda, o Ministério da Saúde adquiriu as vacinas de três laboratórios: GlaxoSmithKline (GSK), Sanofi Pasteur (Butantan) e Novartis. O suprimento de doses será efetuado conforme a etapa e a estimativa populacional de cada grupo.

A campanha deve se estender até o dia 21 de maio. Serão 11 semanas de trabalho conjunto entre o Ministério da Saúde e as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde. A coordenadora do programa de imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da SES, Leonor Proença, insiste para que as pessoas respeitem o grupo em que estão incluídas: “Pela dimensão da campanha, é importante que as pessoas se apresentem nos postos de Saúde quando a vacina estiver disponível para o grupo ao qual ela pertence, já que os lotes serão encaminhados para Santa Catarina de acordo com a demanda de cada fase”, esclarece.

Gripe A – Santa Catarina conta com casos da doença desde a primeira onda de infecção no Brasil, em maio do ano passado. Dos mais de 7 mil casos suspeitos, foram confirmados, através de exames, 2.484 casos, dos quais 140 foram a óbito. O fim do Verão e a queda nas temperaturas vão facilitar a chegada da segunda onda da doença, e a tendência é que, a partir de agora, o número de pessoas com problemas respiratórios aumente em relação aos primeiros meses do ano. A campanha de vacinação pretende se antecipar ao Inverno e garantir uma redução significativa na quantidade de infectados pela gripe A em comparação a 2009.

Além da imunização, é preciso que as pessoas continuem adotando as medidas básicas de higiene, para evitar a transmissão do vírus, como lavar a mão frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar, depois de usar o banheiro, antes de comer, antes e após tocar os olhos, a boca e o nariz; ao tossir ou espirrar, cobrir a boca e o nariz com um lenço, de preferência, descartável; evitar aglomerações, ambientes fechados e contato com pessoas doentes; e ter hábitos saudáveis, que incluam alimentação balanceada, ingestão de bastante líquido e prática de atividades físicas.

Ambientes com aglomeração de pessoas, e escolas em especial, devem manter as portas e as janelas abertas, já que os principais meios de transmissão da gripe A são através da tosse, espirro ou de contato com secreções respiratórias de pessoas contaminadas. Quem apresentar febre alta repentina e tosse deve procurar imediatamente o socorro médico e evitar a auto-medicação.

Calendário de vacinação contra a Gripe A (H1N1):

1ª etapa: 8 a 19 de março – profissionais de saúde e indígenas

2ª etapa: 22 de março a 2 de abril – grávidas, doentes crônicos e crianças de 6 meses a 1 ano 11 meses e 29 dias

3ª etapa: 5 a 23 de abril – adultos de 20 a 29 anos

4ª etapa: 24 de abril a 7 de maio – idosos COM doença crônica elegível

5ª etapa: 10 a 21 de maio – adultos de 30 a 39 anos

Grupo a ser vacinado / Critério / Estimativa populacional

População de trabalhadores dos serviços de saúde / 1% da população do Estado / 61.187

População indígena / população indígena a partir de 6 meses de idade (dados FUNASA/SC) / 10.189

Gestantes / população menor de 1 ano (Sinasc 2006). / 84.133

Crianças de 6 meses a 1 ano, 11 meses e 29 dias / população de 6 a 23 meses (Sinasc 2006). / 126.200

População de 20 a 29 anos / estimativa IBGE / 1.100.510

População de 30 a 39 anos / estimativa IBGE /938.144

População com doença crônica elegível / 10% da população não incluída em outros grupos (estimativa IBGE)./ 422.682

População com doença crônica elegível a partir de 60 anos / 20% da população de 60 anos e mais (estimativa IBGE). / 126.702

Total: 2.869.747

(Equipe de Comunicação da SES SC: Ana Lavratti, Silvia, Camilla, Bruna, Paulo e Robson, 02/03/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *