Debate marcado para hoje no Norte da Ilha
23/11/2009
Biblioteca Pública de Santa Catarina
23/11/2009

Prefeitura dá continuidade ao Plano Diretor Participativo

A prefeitura da Capital, através do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF), realizou, na última quinta-feira, Audiência Pública do Plano Diretor Participativo (PDP). Participaram do encontro os vereadores Gean Loureiro e Ricardo Vieira; Lorena Babot da Fundação CEPA; Secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, José Carlos Rauen; o Diretor-Presidente do IPUF, Átila Rocha, e líderes comunitários do Município.
“O IPUF agradece todas as pessoas que participaram dessa tarefa valorosa. Neste ato, o compromisso do prefeito Dário e do IPUF é fazer com que o Plano não perca sua característica de participação”, comentou Átila Rocha. Segundo ele, o Plano Diretor nunca foi paralisado. Os técnicos trabalharam intensamente e a leitura técnica cartográfica do Município foi concluída em conjunto com a Fundação CEPA com a síntese de todas as informações. “A Prefeitura se sente agradável com o apoio da Fundação que vai ajudar a pensar a cidade, seja em segmentos econômicos, sociais e ambientais. Que seja um pedacinho de terra perdido no mar um lugar belo, bom para todos.”, finalizou Átila Rocha.
Durante a iniciativa, foram apresentadas 33 macrodiretrizes resumidas a partir de 238 diretrizes colhidas junto à população da Capital e divididas em sete módulos: Ambiente Natural, Uso e ocupação do Solo, Mobilidade, Saneamento Básico, Infraestrutura e políticas, Emprego, renda e oportunidades, além de Gestão Democrática. Essas 33 diretrizes passam a fazer parte do corpo do PDP, dando rumo, sentido e significado ao Plano Diretor. O Processo de Encontros Participativos continuará de dezembro de 2009 a fevereiro de 2010.
O trabalho de elaboração do PDP iniciou em 2006 e prosseguiu em 2007 e 2008. No total, 3.244 proposições foram captadas durante fóruns, seminários e reuniões que garantiram a participação popular.
(PMF, 20/11/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *