Estudante catarinense endurece contra poluição por embalagem
18/11/2009
Código Florestal: Governo adia prazo para regulamentação de reserva legal
18/11/2009

Boas expectativas para a temporada de verão

Levantamento do Ministério do Turismo revela que o turismo interno cresce a cada ano. Para os viajantes, o sucesso de um passeio depende do bom planejamento e a dica é começar a programar as férias desde já

O turismo interno no Brasil está em ascensão. É o que revela uma pesquisa do Ministério do Turismo. Por telefone, 2.514 pessoas de 11 capitais brasileiras foram entrevistas. Do total, 2.322 disseram que viajaram entre 2007 e 2009 ou pretendem viajar nos próximos meses. De acordo com o ministério, isso representa um acréscimo de 83% sobre o número de pessoas que declararam ter viajado entre 2005 e 2007, ano que foi realizado o primeiro levantamento.

O Verão se aproxima e, com ele, as tão esperadas férias. As expectativas para a temporada de 2010 são boas. Para os turistas as férias podem significar uma época de muitos gastos, porém, quando se realiza um planejamento, os custos são diminuídos. Em média, um pacote de viagem para sete dias, que inclui hotel, passagem aérea e translado, custa R$ 2 mil por pessoa.

Segundo dados do Sistema Brasileiro de Hotéis Lazer e Turismo (SBTUR), os destinos mais procurados nesta época são Florianópolis, Balneário Camboriú e Rio de Janeiro. Para garantir a estadia, uma dica é fazer a reserva com antecedência. Outras opções para curtir a praia, mas gastando menos, são Bombinhas e Porto Belo. De acordo com Cristina Alves, proprietária de uma das franquias SBTUR em SC, os gastos de uma estadia nestes destinos são cerca de 30% menores.

Uma alternativa para quem quer viajar, que tem se popularizado no Brasil e conta com o apoio do Ministério do Turismo, é o turismo social, que possibilita o parcelamento de viagens em 12 vezes. “O custo benefício é alto. Por meio de uma parcela programada no orçamento o usuário do turismo social pode contar com um serviço personalizado e de qualidade. É garantia de descanso”, explica Paulo de Brito Freitas, presidente da ABRASTUR (Associação Brasileira de Cooperativas e Clubes de Turismo Social) e do SBTUR.

Especializado nessa modalidade do trade, o SBTUR é considerado uma das maiores redes de agências de turismo do sul do país e exemplo de como o turismo social tem crescido. A rede conta com 20 franquias distribuídas em seis estados brasileiros, mais de 500 hotéis cadastrados por todo o país e mais de 20 mil associados. “Quanto mais associados, mais barato fica o turismo social”, afirma Freitas.

(Press Floripa, FloripaCVB, 17/11/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *