Renúncia será em abril
07/10/2009
Fórum Criatividade e Imagem define data para seminário "Paisagem de Florianópolis – Presente e Futuro”
07/10/2009

Preocupada com a questão do saneamento básico em Florianópolis, a Associação FloripAmanhã pediu informações ao poder público municipal sobre a posição atual das obras de saneamento nas praias e possível construção de novos emissários submarinos.

Nelson Bittencourt, secretário municipal adjunto de Habitação e Saneamento Ambiental, respondeu as cartas da Associação e explicou como está o projeto do emissário submarino e da ampliação da cobertura por rede coletora e tratamento de esgoto em Florianópolis, em especial nas praias, já que o verão está próximo.

O documento dá conta que há dois emissários submarinos na cidade: um no Centro, próximo a cabeceira insular da Ponte Pedro Ivo Campos, que despeja os efluentes tratados na Baía Sul, e outro que joga os efluentes da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Saco Grande na Beira Mar Norte. Segundo Bittencourt, neste momento está em fase de estudos a destinação final dos efluentes do Norte e do Sul da Ilha através de emissários submarinos em Ingleses e no Campeche.

Segundo os anexos enviados em 25/09 pelo secretário adjunto – veja aqui a Folha 1 e aqui a Folha 2 – a rede coletora em Ingleses já está 100% concluída, com 5351 metros e 224 ligações. Há obras para criação de redes coletoras em andamento no Ribeirão da Ilha (78,6% já executadas), Santo Antônio/Sambaqui (24% já executadas), Campeche (25% já executadas), Caieira (80% já executadas), Serrinha (80% já executadas), Maciço do Morro da Cruz (25,6% já executadas, Tapera (32,8% já executadas), Canto do Lamim (69% já executadas), Beira Mar Continental (90% já executadas) e Cachoeira do Bom Jesus / Ponta das Canas (4% já executadas).

Sobre a solicitação da FloripAmanhã para participar do Conselho Municipal de Saneamento Básico, o secretário municipal de Habitação e Saneamento Ambiental, Átila Rocha dos Santos, informou que o “Conselho foi criado mediante lei municipal e tem caráter paritário, sendo composto por pares formados por entidades públicas e privadas”. O secretário orientou a Associação a encaminhar essa solicitação para a Câmara de Vereadores, o que está sendo feito pela FloripAmanhã na tentativa de se engajar mais de perto na busca de uma soluções para saneamento básico em Florianópolis.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. itacir do livramento disse:

    saneamento em florianopolis quando tem não
    é fiscalizados todos na minha comonidade
    tem a mais de 14 anos, mais tive que denuncia no ministeripubrico, para fazer
    fiscalização ,todo mundo pagava e não sabia
    o que era esgoto tratado tinha ete quem
    nunca tinha ligado seu esgoto ,vamos denuncia ,esgoto que vai para o mar não
    fiquem calados ,ou vamos ter que ir a outras
    a outra cidades pois tras doenças que é transmitidas pela poluição e peixes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *